Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Acordo de Resultados define 219 projetos estratégicos para o RS

Compartilhe esta notícia:

Gastal (E), Leite e Ranolfo comandaram evento virtual que reuniu secretários e servidores, totalizando 385 pessoas.

Foto: Maicon Hinrichsen/Palácio Piratini
Gastal (E), Leite e Ranolfo comandaram evento virtual que reuniu secretários e servidores, totalizando 385 pessoas. (Foto: Maicon Hinrichsen/Palácio Piratini)

O governo do Estado, por meio da SPGG (Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão), apresentou na manhã desta sexta-feira (17), em evento virtual para secretários e servidores, os 219 projetos estratégicos que constam no Acordo de Resultados 2020, compromisso de gestão e entregas de maior impacto aos cidadãos.

A análise da equipe da SPGG envolveu todas as 23 secretarias do Executivo e consolidou 42 projetos agregadores. Eles são o conjunto de projetos com metas convergentes e que contemplam mais de uma pasta como responsável pela demanda, como o RS Seguro, Receita 2030, RS Pessoas, Amplia RS e Combate à Estiagem, entre outros.

“Esse seminário serve para resgatar o cuidado com os objetivos estratégicos. Quando organizamos nosso governo, estabelecemos metas para entregar os resultados ao Estado e à população. O ano de 2020 não tem sido fácil, estamos enfrentando uma pandemia e os efeitos de uma grave estiagem, mas somos fortes o suficiente para enfrentarmos esse desafio, encarando os problemas do presente sem perder o olho no longo prazo, no legado que queremos deixar”, afirmou o governador Eduardo Leite.

O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior também participou do evento, que contou com 385 pessoas, e falou sobre a atual situação do Estado. “Com a pandemia, vivemos um momento de exceção. No entanto, não podemos deixar de governar e fazer o que tem que ser feito. Esse encontro serve para mobilizar as equipes para alcançar os resultados”, comentou.

O processo de monitoramento e acompanhamento dos projetos estratégicos da gestão é composto por diversos ciclos, envolve reuniões rotineiras entre os técnicos da SPGG e das demais secretarias, além de encontros a cada 45 dias com a liderança do governador. A rede de governança também tem uma importante ferramenta, que é o Sistema de Monitoramento Estratégico.

A plataforma virtual é abastecida com informações, dados e o status dos trabalhos. Um método que, conforme o titular da SPGG, Claudio Gastal, teve de ser adaptado à nova realidade. “Faço a analogia com uma tempestade. A pandemia está sendo essa tormenta, mas temos um rumo claro, um propósito. O Acordo de Resultado representa esse compromisso com o cidadão, com entregar o que se espera de nós”, declarou.

Em análise prévia, o custo total para concluir as entregas e obter os resultados esperados dos 219 projetos estratégicos é de R$ 587.789.373. O valor está alinhado com a realidade financeira do Estado, que enfrenta três crises: fiscal, estiagem e pandemia. Ao longo da gestão, o governo ainda reavaliará sete projetos, que apresentam insuficiência orçamentária. “Agimos em diversas frentes e estamos promovendo ajustes, não só os fiscais, mas também de revisão do tamanho da máquina pública. Ao mesmo tempo, precisamos ter esse olhar aguçado sobre o que é prioritário, o que temos que fazer, pois é preciso manter os serviços do Estado”, disse o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso.

Engajamento

O seminário contou com a participação do consultor de gestão Vicente Falconi, convidado para palestrar aos secretários e equipes. Ele relatou experiências na área, falou sobre a crise econômica do País, reforçou a necessidade de ampliar as concessões e PPPs, principalmente na área de infraestrutura, e salientou que todo o plano de ação deve ser coletivo. “O gestor pode fracassar por coisas muito pequenas, por isso é fundamental acompanhar qualquer projeto de perto, ter o controle das ações e fazer o planejamento junto de todos”, finalizou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo deve anunciar em um mês novos princípios do setor habitacional
Porto Alegre recebe mais 50 ventiladores pulmonares
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar