Terça-feira, 29 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 21 de maio de 2021
Sandra Helena estava foragida há 2 anos.
Foto: ReproduçãoPoliciais civis capturaram nesta sexta-feira (21) Sandra Helena Ferreira Gabriel, de 55 anos, conhecida como “Sandra Sapatão”. A mulher, acusada de chefiar o tráfico de drogas na favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, estava em uma praia de Saquarema, na Região dos Lagos do Estado fluminense.
Investigadores haviam descoberto, no início da manhã, que ela estaria na Praia do Boqueirão e encontraram a foragida tomando banho de sol.
A operação foi realizada por policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), onde trabalhava o inspetor André Frias, 48 anos, morto no dia 6 deste mês durante operação em que outras 27 pessoas foram mortas em Jacarezinho.
Um dos agentes que prenderam Sandra nesta sexta-feira, aliás, foi um dos feridos na ação do Jacarezinho. Trata-se do inspetor Marcelo Fagundes, também da Dcod, atingido por um disparo no braço direito.
No dia da operação, os principais chefes do tráfico local escaparam do cerco. Desde então, agentes da Dcod tentam identificar a localização de três deles, incluindo Sandra.
Perfil
Sandra estava em uma casa da Região dos Lagos e já vinha sendo procurada pelas autoridades havia mais de dois anos, sendo alvo de três mandados de prisão.
Em um dos inquéritos, ela é suspeita de ter participado de um tiroteio que resultou na morte do policial militar Michel de Lima Galvão, 32 anos, durante operação no Jacarezinho, em 2017.
Um relatório de inteligência da Polícia Civil sobre a operação no Jacarezinho cita Sandra como sendo uma das principais traficantes da favela, e também uma das mais procuradas pela polícia.
No documento, consta que a mulher também é conhecida como “Sandra do Jacarezinho”, apontada em investigações como braço-direito do traficante “Lambari”. Em 2019, o Portal dos Procurados divulgou um cartaz com recompensa pelas três lideranças do tráfico da região.
Além de Sandra, a polícia aponta que o Jacarezinho é chefiado por Adriano de Souza Freitas, o Chico Bento, e Felipe Ferreira Manoel, o “Fred”.
Os comentários estão desativados.