Quinta-feira, 04 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Advocacia-Geral da União pede que Gilmar Mendes reconsidere decisão sobre impeachment de ministros do Supremo

Compartilhe esta notícia:

Antes da decisão de Gilmar, a lei permitia que o pedido de impeachment de ministros do STF fosse uma prerrogativa de "todo cidadão"

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Antes da decisão de Gilmar, a lei permitia que o pedido de impeachment de ministros do STF fosse uma prerrogativa de "todo cidadão". (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A AGU (Advocacia-Geral da União) pediu ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes que reconsidere a sua decisão que determinou que somente a PGR (Procuradoria-Geral da República) pode entrar com pedidos de impeachment de integrantes da Suprema Corte.

Na manifestação, enviada na quarta-feira (3), o advogado-geral da União, Jorge Messias, sustentou que a possibilidade de abertura de processo de impeachment pelo Senado faz parte de uma “relação de equilíbrio” entre os Poderes.

“As alegações devem ser acolhidas em parte, como imposição do sistema de garantias institucionais estabelecido na Constituição Federal em favor da independência do Poder Judiciário, arquitetura que não se volta a esconder privilégios, mas a viabilizar a proteção adequada de direitos fundamentais e a plena realização do princípio democrático”, afirmou a AGU.

A decisão de Gilmar foi tomada a partir de uma ação protocolada pelo partido Solidariedade e pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, criticou a decisão e disse que o STF tenta “usurpar” as competências da Casa.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Grupo que participou de retirada de armas do aeroporto de Porto Alegre durante a enchente receberá indenização por danos morais
Ministro Alexandre de Moraes nega pedido de Carlos Bolsonaro para visitar o pai no dia do aniversário do vereador
https://www.osul.com.br/advocacia-geral-da-uniao-pede-que-gilmar-mendes-reconsidere-decisao-sobre-impeachment-de-ministros-do-supremo/ Advocacia-Geral da União pede que Gilmar Mendes reconsidere decisão sobre impeachment de ministros do Supremo 2025-12-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar