Domingo, 09 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de novembro de 2019
Uma cerimônia na manhã dessa terça-feira marcou a entrega oficial da primeira fase das obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Zona Norte de Porto Alegre. Participaram do evento o governador gaúcho Eduardo Leite, o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o executivo Stefan Schulte, da concessionária alemã Fraport.
A expansão do terminal cria condições para o alcance da meta de 11,2 milhões de passageiros em 2023, contingente que representa cerca de 3 milhões a mais que o registrado neste ano. Em menos de 12 meses de obras, a Fraport entregou novas áreas de controle de acesso e check-in, salas de embarque e desembarque doméstico e internacional, um novo edifício-garagem e outros itens.
Já a próxima etapa envolve o término das obras de expansão da pista de pousos e decolagens, prevista para 2021. O investimento total é de R$ 1,8 bilhão. Além de maior e mais movimentado aeroporto gaúcho, o Salgado Filho é o oitavo em fluxo de passageiros no País. A sua administração foi concedida à iniciativa privada em março de 2017, por 25 anos.
A já mencionada Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide é uma das líderes no mercado global do segmento, respondendo por serviços de ampliação, manutenção e exploração do terminal na capital gaúcha. No Brasil, também detém a exploração do aeroporto de Fortaleza (CE).
Manifestações
Em discurso na solenidade, o governador Eduardo Leite defendeu a importância das PPPs (parcerias público-privadas) para a melhoria da qualidade de vida dentro e fora do aeroporto: “As pessoas que entram aqui não sabem que não apenas a vida delas melhorou, mas também de quem moram na Vila Nazaré [comunidade que foi transferida das imediações para um condomínio na região]”.
Ainda segundo ele, muitas pessoas conseguirão trabalho ou vão melhorar de emprego, devido ao impacto da atividade aeroportuária sobre a economia em geral. “O governo do Estado olha com muita atenção para que a iniciativa privada traga resultados à população, ampliando a conquista de mercados, com maiores vendas, novos empregos e investimentos para o Rio Grande do Sul”, finalizou.
O prefeito Nelson Marchezan Júnior, por sua vez, afirmou que a modernização desse tipo de infraestrutura é capaz de revitalizar todo o cenário local: “Durante uma visita à Europa, eu vi o que um aeroporto pode fazer para o desenvolvimento de uma cidade. São empregos gerados, investimentos alocados, a oportunidade de captar turistas e viajantes, a tecnologia trazida, o know-how e o conceito de gestão em grandes obras”.
Citou, ainda, o reassentamento dos moradores da Vila Nazaré, que viviam em uma área desocupada para dar lugar à amplicação da pista de pousos e decolagens. “Aqui, o projeto de futuro da Fraport envolve 1.300 famílias, que estão indo para um lugar novo, com saneamento, saúde, endereço e dignidade”, enalteceu, aproveitando para “alfinetar” os opositores da ideia da retirada. “Vencemos estruturas alheias ao processo para garantir moradia com cidadania.”
Já o executivo alemão da Fraport declarou que o Salgado Filho ampliado é “um excelente exemplo do que pode ser alcançado quando vontade política, regulamentação, um operador e um investidor experientes se encontram”. Para Stefan Schulte, um aeroporto moderno e eficiente é requisito essencial para o desenvolvimento econômico de uma região.
“Com a ajuda dos governos locais e federal, estamos comprometidos com a ampliação obrigatória e há tanto tempo planejada da pista de pouso e decolagem, que, após concluída, terá 3.200 metros”, acrescentou. “Isso abrirá a economia do Rio Grande do Sul, e Porto Alegre oferecerá acesso direto a importantes mercados da América do Norte e Europa.”
(Marcello Campos)