Domingo, 07 de Março de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
20°
Partly Cloudy

Brasil Agência Nacional de Energia Elétrica autoriza contratação de duas termelétricas para o Amapá

Compartilhe esta notícia:

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, visitou subestação de energia que deverá fornecer mais 20 megawatts (MW) de energia ao Amapá.

Foto: Divulgação/MME
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, visitou subestação de energia que deverá fornecer mais 20 megawatts (MW) de energia ao Amapá. (Foto: Divulgação/MME)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou a liberação operacional, em caráter excepcional, de duas usinas termelétricas para abastecer o Amapá, que passa por problemas de energia desde o dia 3 de novembro, quando um apagão atingiu o Estado.

Segundo o despacho, publicado nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial da União, as usinas poderão comercializar 45 megawatts (MW) de energia para o Estado. A liberação para a produção comercial começa a partir de sábado (21).

A contratação atende a uma determinação do MME (Ministério de Minas e Energia), que autorizou a medida, “de forma célere, excepcional e temporária”, de geração de energia elétrica no montante de até 150 MWs, na cidade de Macapá, no Amapá, por até 180 dias. A expectativa é que a entrada em operação das usinas contribua para normalizar o abastecimento de energia no Estado.

Pelo despacho, a energia virá da UTE (Unidade Termelétrica) Santana II, com 24 unidades geradoras de 1.230 quilowatts (kw) cada, totalizando potência instalada de 29,52 MW para garantia de geração contínua e ininterrupta de 25 MW e da UTE Santa Rita, com 20 unidades geradoras de 1.224 kw cada, somando 24,28 MW de potência instalada para garantia de geração contínua e ininterrupta de 20 MW. As usinas estão localizadas em Macapá, capital do Estado.

De acordo com o documento, caberá ainda à Eletronorte, responsável por providenciar a contratação do montante de geração termelétrica, apresentar, no prazo de 60 dias, a documentação necessária para a liberação das operações.

O prazo poderá ser prorrogado por igual período. O restante da documentação relacionada às UTEs poderá ser apresentado até o dia 10 de janeiro de 2021.

Visita

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, realizou nesta sexta-feira (20) uma visita uma subestação de energia, a Santa Rita, que deverá fornecer mais 20 megawatts (MW) de energia ao Amapá. O Estado passa por problemas no fornecimento de energia, desde o dia 3 de novembro, quando um apagão deixou 13, dos 16 municípios sem eletricidade.

Durante a visita, o ministro acionou um dos geradores termoelétricos que irão auxiliar no restabelecimento total da energia elétrica.

Em seguida, o ministro realizou uma visita técnica, com a participação do governador do Estado, Wladez Góes, à subestação Santana e ao parque gerador da Eletronorte.

Na quinta-feira, o Ministério de Minas e Energia informou que o fornecimento de energia elétrica no Estado ocorreu da forma programada, com atendimento de até 86% da carga média com energia proveniente da UHE (Usina hidrelétrica) Coaracy Nunes e do SIN (Sistema Interligado Nacional).

O ministério disse que continuam as ações para montagem e instalação de geradores para atender o Estado. Até o momento já foram posicionados 13 geradores na Subestação Santa Rita e nove na Subestação Santana.

Na manhã desta sexta-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a liberação operacional, em caráter excepcional, de duas usinas termelétricas para abastecer o Estado.

Segundo o despacho, publicado nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial da União, as usinas poderão comercializar 45 MW de energia para o Estado. A liberação para a produção comercial começa no sábado (21).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Covid-19: definição de prioridade da vacinação se dará após testes, diz ministério
Prefeitura de Porto Alegre divulga nota de repúdio sobre morte de homem negro em supermercado
Deixe seu comentário
Pode te interessar