Sábado, 20 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Agência Nacional do Petróleo autoriza a Petrobras a vender óleo fora de especificação para térmica operar

Compartilhe esta notícia:

Segundo a PF, o esquema de corrupção ocorreu na antiga diretoria de abastecimento da estatal. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou pedido feito pela Petrobras para comercialização excepcional de 6,5 mil metros cúbicos de óleo combustível fora de especificação para térmicas.

A comercialização será para as usinas Termelétricas Geramar, localizadas no município de Miranda do Norte, no Maranhão. A unidade faz parte do plano de contingência da matriz energética brasileira — que fica parada na maior parte do tempo, mas preparada para gerar energia na eventualidade de qualquer escassez.

O empreendimento pertence a um consórcio formado por Servtec, Equatorial, Ligna e Fundo Brasil Energia, que dividem o ativo igualmente.

A capacidade da usina é de cerca de 300 megawatts e vai ajudar o esforço do Operador Nacional do Sistema (ONS) para abastecer o País em meio à pior crise hídrica em 91 anos.

Praticamente todas as térmicas serão acionadas para compensar o fraco desempenho das hidrelétricas, de acordo com o ONS.

Segundo a diretoria da ANP, a permissão foi de caráter “cautelar e excepcional”, e pelo fato de não haver combustível alternativo para que as usinas entrem em operação a fim de dar maior segurança ao sistema elétrico brasileiro.

A agência ressaltou ainda que, tanto a distribuidora do combustível (BR Distribuidora), quanto a Petrobras e a geradora da energia, são responsáveis integralmente por eventuais danos causados nos equipamentos em decorrência do uso do produto fora da conformidade e ao meio ambiente.

BR Distribuidora

A Petrobras deu o primeiro passo para se desfazer da fatia que ainda tem na BR Distribuidora e sair de vez do setor de distribuição de combustíveis no Brasil. A empresa protocolou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o pedido de oferta pública secundária (follow on) para venda de sua participação de 37,5% na empresa, que é líder no segmento no País.

Em comunicado ao mercado, a empresa afirma que poderá levantar R$ 11,5 bilhões com a venda de 436,9 milhões de ações. Esse valor tem como referência a cotação dos papéis da última quarta-feira (R$ 26,42).

O preço final, no entanto, só será definido após a conclusão do procedimento de coleta de intenções de investimento a ser realizado com investidores institucionais, que detêm grandes lotes de ações, o que deve ocorrer no dia 30 de junho.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasil chega à marca de 500 mil mortes por Covid
Indústria propõe ao governo reduzir em 5% o consumo de energia no horário de pico para evitar racionamento
https://www.osul.com.br/agencia-nacional-do-petroleo-autoriza-a-petrobras-a-vender-oleo-fora-de-especificacao-para-termica-operar/ Agência Nacional do Petróleo autoriza a Petrobras a vender óleo fora de especificação para térmica operar 2021-06-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar