Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Sociedade - Gasparotto Agenda

Compartilhe esta notícia:

Renato Del Campão se preparando para entrar em cena na peça “Apareceu a Margarida”. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)

Gasparotto 

 

Renato Del Campão, Eduardo Kraemer e Jairo Klein. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)

Renato Del Campão, Eduardo Kraemer e Jairo Klein. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)

  • A comédia “Apareceu a Margarida” teve representação recente no Porto Verão Alegre, com prestígio de muitas presenças no Teatro do SESC. O ator Renato Campão e o diretor Eduardo Kraemer, que mereceram os prêmios Açorianos de melhor Ator e Direção de 2015, respectivamente, e Direção Braskem, em 2016, juntamente com Jairo Klein, estiveram à frente do espetáculo, que completa nove anos de carreira pela Cia. Teatrofídico.
Andréia Federizzi e Denis Carraro curtiram o final de tarde. (Foto: Divulgação)

Andréia Federizzi e Denis Carraro curtiram o final de tarde. (Foto: Divulgação)

Rodrigo e Stella Dudek. (Foto: Divulgação)

Rodrigo e Stella Dudek. (Foto: Divulgação)

  • Uma das boas sugestões que proporcionam acompanhar o pôr do sol sobre o Guaíba é garantida pelo Grêmio Náutico União, que abre a Ilha do Pavão tanto para sócios como para convidados, para encontros com drinques e música. O mais recente, na última quinta-feira, teve musica ao vivo, com a presença de Axel Antunes. Os drinques e a gastronomia têm as escolhas da Saveur de L’amour Gastronomie, do Chef Vinicius Braun, e a participação da nutricionista Andressa Anelo. Os encontros acontecem sempre às quintas-feiras.
  • Na premiação dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, ocorrida em 26 de setembro do ano passado, na Cidade do México, o restaurante peruano Central foi eleito pelo terceiro ano consecutivo como o número um da região. Ele está mesmo com essa bola toda?
  • A casa fica atrás de uma fachada discreta, mas num ambiente bem moderno e quase austero no bairro rico de Miraflores. Em meio a seus ângulos retos se destaca, no salão, a ampla parede envidraçada que revela a cozinha.
  • Antes vale a pena uma parada no bar, onde uma coquetelaria esperta explora ingredientes do Peru, mas não só, e pode ser enriquecida por bebidas de produção caseira, como bitters e licores.
  • Mas o foco está na cozinha, território do chef Virgilio Martínez, 39 –o miúdo e discreto cérebro da culinária ao mesmo tempo contemporânea, técnica e de raiz–, e de sua mulher, a eficiente e tímida Pía León, que se encarrega de tocar meticulosamente o dia a dia da operação, embora quase não seja vista (a timidez é tamanha que seu posto de comando é atrás de uma pilastra que a deixa invisível ao público).
  • A proposta do Central é viajar pelo Peru, explorando de forma criativa e inusitada sua biodiversidade. Seu último cardápio fala em altitudes: chama-se Alturas Mater, por 427 nuevos soles peruanos (cerca de R$ 410), também na versão vegetariana; outro menu, Ecosistemas Mater, de 13 pratos, custa 348 nuevos soles (cerca de R$ 335).
  • Seu menu de 18 pequenos pratos vai (mas não nessa ordem) de 20 metros abaixo do nível do mar (suelo de mar, ameijoas com fatias de “pepino-melão”, melão adocicado e limão) até 3.900 metros de altura (altiplano y ceja, três tipos de pão, um deles de coca, servido sobre folhas queimadas de coca que ainda estão fumegantes, acompanhados de uma manteiga queimada e um molho de ervas, como a huacatay).
  • Os pratos adentram também a floresta amazônica (650 metros: jambo, pitaia e verbena); os rios (180 metros: tambaqui crocante com creme de caramujo e seiva de árvore); e os vales andinos (2.190 metros: três pequenas sobremesas feitas com raízes e sementes andinas).
  • São diversos outros pratos nesse menu mais longo. Alguns decepcionam por trazer mais informação do que sabor. Mas outros –a grande maioria– são verdadeiras descobertas e enchem a boca de surpresa e prazer.
  • Um belo trabalho, que precisa ser conhecido.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Sociedade - Gasparotto

Fôlego e entusiasmo
Uni, Duni, Tê
https://www.osul.com.br/agenda-456/ Agenda 2017-02-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar

Sociedade - Gasparotto Nova etapa

Sociedade - Gasparotto Pierrô & colombina

Sociedade - Gasparotto Carnaval no circo

Sociedade - Gasparotto Agenda