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Geral Agilidade no embarque e rastreamento de bagagem: conheça os desejos de quem viaja de avião

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Passageiros valorizam avanços da tecnologia, mas não dispensam atendimento pessoal para resolver problemas. (Foto: Agência Brasil)

Check-in automatizado, identificação biométrica, dados transmitidos em tempo real para informar o paradeiro da bagagem ou da viagem e um agente de carne e osso para resolver problemas quando algo sai errado. Essas são algumas das demandas dos passageiros destacadas em pesquisa realizada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês).

Com base nas 10.408 respostas obtidas pela Global Passenger Survey (GPS) 2018, aplicado em 145 países, a pesquisa revela que os passageiros valorizam, de forma geral, o uso de recursos tecnológicos que agilizem a rotina de viagem. Isso inclui processos de automação nos terminais de embarque e desembarque; informações sobre a viagem entregues em seus dispositivos pessoais em tempo real; identificação biométrica para facilitar os processos de embarque; tempo de espera abaixo de 10 minutos na verificação de segurança/imigração. Porém, quando as coisas não saem como deveriam, os passageiros expressaram a necessidade de haver  contato humano para o atendimento.

Receber informações via SMS ou aplicativo de smartphone foi a opção preferida de 73% dos passageiros. Desde 2016, houve aumento de 10% no número de passageiros que preferem receber informações sobre a viagem pelo aplicativo do  smartphone.

A maioria dos entrevistados (65%) mostrou-se disposta a compartilhar dados pessoais para agilizar a verificação de segurança e 45% deles aceitariam substituir seus passaportes por identificação biométrica. Para os passageiros, o meio digital é o preferido, mas a pesquisa indicou que aumentaram as preocupações com a privacidade.

Em relação a essas demandas, a Iata informa que vem trabalhando nesses processos. Uma das iniciativas é o projeto One ID, da Iata, que  “tem como objetivo identificar os passageiros desde a calçada até o portão de embarque usando apenas um token de viagem biométrico (impressão digital, reconhecimento facial ou íris)”. No entanto, o órgão admite que as “preocupações com a proteção dos dados devem ser resolvidas”.

“À medida que avançamos cada vez na adoção de processos digitais, os passageiros precisam ter certeza de que seus dados pessoais estão seguros. A Iata está trabalhando para estabelecer uma estrutura de confiança que garanta o compartilhamento seguro de dados, a conformidade com os requisitos legais e a privacidade”, disse Nick Careen, Vice-Presidente Sênior da Iata para Aeroportos, Passageiros, Carga e Segurança, em comunicado.

Rastreamento 

Após a reserva do voo, as três prioridades apontadas pelos entrevistados foram: receber informações sobre o status do voo (82%); a bagagem (49%) e o tempo de espera na segurança/imigração (46%).

O rastreamento de bagagem em tempo real durante a viagem foi considerado importante por 56% dos passageiros. Para atender a essa solicitação, a Iata informou que as companhias aéreas vêm implementando o rastreamento nos principais pontos da viagem (carga e descarga). O setor vem desenvolvendo um plano global para a introdução do sistema de sistema de Identificação por Rádio-Frequência, em que é possível fazer leitura das informações monitoradas a partir de grandes distâncias (mesmo quando a tag não estiver visível para o dispositivo leitor). A ideia é implantar o sistema em todas as etiquetas de bagagem fabricadas após janeiro de 2020.

Automatização 

Os entrevistados deixaram claro que desejam mais autonomia, com mais opções de autosserviço. O check-in automatizado foi o preferido de 84% dos passageiros. A maioria (47%) aprova fazer o check-in on-line usando o smartphone. Apenas 16% consideram que a forma tradicional de fazer check-in é melhor.

O autosserviço de despacho de bagagens foi aprovado por cerca de 70% dos passageiros. Um em cada três viajantes demonstraram desejar recorrer a um agente para etiquetar suas bagagens no aeroporto. Os resultados do questionário indicaram também que a  popularidade da etiqueta de bagagem eletrônica vem crescendo – esta é a opção de 39% dos passageiros (aumento de 8 pontos percentuais em relação a 2017).

De forma geral, os procedimentos automatizados de imigração têm avaliação positiva por 74% dos passageiros. Cerca de 72% disseram acreditar que os processos automatizados de imigração são mais rápidos; 65% creem que aumentam a segurança.

Contato humano

Mas o contato humano continua sendo importante em algumas situações, revelaram os respondentes. Quando os passageiros enfrentam algum problema ou algo sai fora do que foi planejado, 40% dos passageiros de todas as faixas etárias disseram que querem resolver a situação por telefone e 37%, pessoalmente.

 

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