Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de abril de 2019
O WhatsApp está implementando novos recursos de privacidade. As novas diretrizes permitem que o usuário decida quem nos adiciona a um grupo, uma forma para podermos evitar ser colocados de forma arbitrária, situação que acontece com frequência.
O mensageiro instantâneo mais utilizado em todo o mundo implantou um sistema de convite para grupos com os quais os usuários têm a opção de ingressar ou não. Esta atualização vem em um momento em que o papel das redes sociais como difusores de notícias falsas é preocupante, especialmente em plataformas como o WhatsApp.
O WhatsApp diz que a medida “ajudar a limitar o abuso” e manter os números de telefone das pessoas privados. O recurso está liberando de forma gradual para usuários do app no iOS e Android.
Para restringir a incorporação de novos grupos no WhatsApp, haverá uma configuração de privacidade específica que pode ser acessada em Conta > Privacidade > Grupos. A partir daí, três opções diferentes estarão disponíveis: Ninguém, Meus contatos e todos.
Ao selecionar a opção Ninguém, teremos que aprovar cada vez que alguém nos convidar para fazer parte de um grupo. A opção Meus contatos permitirá que os usuários que temos no catálogo de endereços nos adicionem diretamente. Com a opção Todos não haverá restrição. O usuário terá três dias para aceitar o convite.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business chegou ao iOS. A empresa informou em comunicado que o programa já pode ser baixado em alguns países, dos quais o Brasil faz parte. Além daqui, Alemanha, Indonésia, Índia, México, Reino Unido e EUA também contam com a versão business do WhatsApp no iOS.
Assim como a versão pessoal, o WhatsApp não tem custo adicional para funcionar. Ele é indicado para quem tem uma empresa e precisa criar um perfil comercial, sem misturar com recados pessoais. Com ele, é possível indicar informações do seu negócio como descrição, e-mail, endereço e/ou site.
Esta versão também permite que você crie bots para respostas automáticas ou de saudação e ausência, caso você não possa responder no momento. Outra ferramenta interessante é que o programa oferece estatísticas de mensagens lidas para ter um retorno sobre a eficiência do envio.
O app chegou ao Android em janeiro do ano passado. Segundo dados da pesquisa Morning Consult, 80% dos pequenos negócios fazem uso do app para negociar, se conectar com clientes e a até fechar transações.