Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Alckmin ganha de Aécio

Compartilhe esta notícia:

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Ilimar Franco

O governador Geraldo Alckmin venceu seu primeiro embate com o senador Aécio Neves. Analistas políticos retratam o embate no PSDB. Alckmin quer governar São Paulo, não quer briga, pois precisa de governabilidade. Sua meta é o Planalto em 2018. Mas Aécio não quer pagar para ver. Quer o passarinho (impeachment) na mão agora. A luta interna dos tucanos é vigorosa e se dá na penumbra.

As táticas de Renan e Eduardo
Os políticos concluíram avaliação sobre a diferença de comportamento dos presidentes da Câmara e do Senado. Ambos são alvos da Lava-Jato. A estratégia de Renan é brigar, inclusive com o Planalto. Os observadores perguntam: Quando ele precisar de apoio buscará onde? No PSDB? Na mídia? A atitude de Eduardo Cunha é a de quem finge que briga com o governo. Enquanto isso, vai para a ofensiva em cima do PGR, Rodrigo Janot, que terá que provar suas acusações. A postura do presidente da Câmara é fria. A de Renan é mercurial. Para o presidente do Senado é difícil enfrentar o processo. Em 2008, para evitar a cassação do mandato, renunciou à presidência do Senado.

A reação
Os aecistas faziam esforço ontem para afirmar que o crime de responsabilidade era igual ao impeachment. Há muito desconforto no PSDB. O líder tucano na Câmara, Carlos Sampaio (SP), nem esperou o fim da coletiva e foi embora.

A alternativa
A Rede vai virar realidade. Marina Silva, o senador Reguffe (PDT) e os deputados Miro Teixeira (PROS) e Eliziane Gama (PPS) vão ao TSE, na próxima semana, pedir o registro. O vereador Jefferson Moura, da Executiva, informa que já são 496.427 assinaturas certificadas. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL) foi convidado.

Pelos cantos
Ele não protestou quando a coordenação política decidiu, mas o ministro Jaques Wagner (Defesa) anda se queixando da nomeação de Felipe Mendes (PP) à Codevasf. O afilhado de Wagner, Elmo Vaz, não apareceu para entregar o cargo.

Um retrato da realidade
Um grupo de parlamentares, entre eles o senador José Serra (PSDB), reuniu-se anteontem à noite na casa do deputado Heráclito Fortes (PSB). Papo vem papo vai, concluíram que a crise econômica sem fim, a tensão política e a agenda paralela do Congresso levaram o País a conviver com uma espécie de “parlamentarismo branco”.

Sempre cabe mais um
Um integrante da coordenação política do governo Dilma se divertia, nestes dias, com a distribuição de cargos do governo: “Quem apoia o governo participa, e quem não apoia também. Até as alas do PMDB e do PP que votam contra”.

Na cobrança
O senador Paulo Paim (PT) incorporou ao seu discurso o tom crítico adotado pela oposição. Esses dias, na Comissão de Assuntos Sociais, proclamou que “palavra dada tem que ser assumida e honrada, e é por isso que estou aqui”.

Com Amanda Almeida, sucursais e correspondentes

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Nova investida para convencer
Foto Google Maps
Violência faz supermercados retirarem câmeras dos estacionamentos
https://www.osul.com.br/alckmin-ganha-de-aecio/ Alckmin ganha de Aécio 2015-05-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar