Sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de setembro de 2015
Quase 450 mil refugiados foram registrados na Alemanha no decorrer do ano, sendo 37 mil na primeira semana de setembro, afirmou o vice-chanceler do país, Sigmar Gabriel, no Parlamento. “A Alemanha registrou até anteontem [terça-feira] 450 mil refugiados desde o início do ano”, afirmou. “Em agosto foram 105 mil, e nos oito primeiros dias de setembro 37 mil. Talvez passe de cem mil em setembro”, completou.
A Alemanha espera receber 800 mil solicitantes de asilo em 2015, um número quatro vezes maior que o do ano anterior e uma cifra recorde na Europa. A Comissão Europeia propôs na quarta-feira um plano para distribuir 160 mil pessoas pelo bloco, mas Berlim pede um sistema de cotas sem limites para colocar os refugiados nos países da União Europeia, enfrentando assim a mais grave crise migratória em 70 anos. O sistema de distribuição é criticado por vários países europeus.
Áustria
Mais de três mil pessoas entraram na Áustria na madrugada dessa quinta-feira, sem bloqueios, a partir da Hungria, anunciaram as autoridades. Entre meia-noite e 3h, mais de 1,7 pessoas atravessaram a fronteira em Nickelsdorf, no Leste da Áustria, informou a polícia.
Nessa quinta-feira, quase 2,8 mil migrantes estavam na cidade, com direito a alimentação e abrigo temporário, à espera dos ônibus especiais e trens que os transportariam para Viena e outras cidades. A situação era tranquila e eles estavam satisfeitos por estarem na Áustria, disse Christian Knopf, coordenador da ajuda no local. No fim de semana, 15 mil pessoas entraram na Áustria, mas poucos pretendem ficar no país. A maioria deseja seguir para a Alemanha.
(France Presse)