Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Alemanha vai oferecer dose de reforço contra a covid-19 a partir do mês que vem

Compartilhe esta notícia:

Reforço será para indivíduos vulneráveis, como aposentados e pessoas com sistema imunológico fraco. (Foto: EBC)

A Alemanha começará a oferecer uma dose de reforço contra a covid-19 em setembro a indivíduos vulneráveis, como aposentados e pessoas com sistema imunológico fraco, disseram os ministros da saúde de 16 estados do país em um comunicado nesta segunda-feira (2).

As vacinações serão feitas com doses de mRNA da Pfizer/BioNTech e Moderna independente da que foi usada anteriormente, concluíram os ministros após conversas com o ministro federal da Saúde, Jens Spahn.

Eles também concordaram em disponibilizar a vacinação para todas as crianças de 12 a 17 anos.

As decisões refletem as preocupações na Alemanha de que a variante Delta, descoberta pela primeira vez na Índia, possa forçar o país a voltar a restrições e bloqueios enquanto a maior economia da Europa se aproxima de uma eleição geral em setembro.

Os 16 estados da Alemanha, que administram seus próprios assuntos de saúde, estão ansiosos para vacinar mais pessoas para evitar uma quarta onda do coronavírus.

Pouco mais de 52% da população foi totalmente vacinada e cerca de 62% receberam pelo menos uma dose.

A vacinação de crianças entre 12 e 17 anos é voluntária, assim como para o restante da população, e só será feita após o consentimento dos pais e de um exame médico que exclua riscos graves à saúde, afirmaram os ministros.

Cerca de 10% dos 4,5 milhões de crianças nesta faixa etária foram totalmente vacinadas.

A Alemanha registrou mais de 2.000 novos casos por dia desde quarta-feira. A incidência média de sete dias ficou em pouco menos de 18 por 100 mil na segunda-feira.

Teste negativo

Desde domingo (1°), todos os viajantes não vacinados contra a covid-19 têm que apresentar teste negativo para poder entrar na Alemanha. A medida tem o fim declarado de conter a propagação da variante delta do Sars-Cov-2, sobretudo através dos muitos que retornam das férias de verão.

A exigência se aplica a todos os maiores de 12 anos que não possam comprovar estarem completamente imunizados contra o vírus ou recuperados de uma infecção. Isentos estão os que viajam regularmente para países vizinhos por motivos profissionais, assim como os passageiros em trânsito.

Até então, a testagem só era exigida de quem chegasse ao país de avião, mas agora se estende também aos viajantes de carro, trem ou navio. Aceitos são os resultados de testes expressos com um prazo de 48 horas (24 horas para os retornados de regiões com alta incidência das variantes do novo coronavírus), ou até 72 horas para os testes de reação em cadeia da polimerase (PCR).

Falando ao tabloide Bild am Sonntag, o ministro alemão do Interior, Horst Seehofer, avisou: “Quem ingressa na Alemanha deve contar que será controlado. Nisso, a polícia federal e as estaduais trabalham em conjunto.” As informações são da agência de notícias Reuters.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Milhões de pessoas estão confinadas na China para lutar contra a variante delta do coronavírus
Ataque hacker atrasa agendamento de vacinação em região italiana em ato descrito como “terrorista” por governador
https://www.osul.com.br/alemanha-vai-oferecer-dose-de-reforco-contra-a-covid-19-a-partir-do-mes-que-vem/ Alemanha vai oferecer dose de reforço contra a covid-19 a partir do mês que vem 2021-08-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar