Sexta-feira, 02 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
11°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Alexandre de Moraes derruba proibição do contato de Bolsonaro com o presidente do seu partido

Compartilhe esta notícia:

Outras duas restrições também foram derrubadas por Moraes: proibição de sair do Brasil e de participar de cerimônias militares.(Foto: Beto Barata/PL)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) liberou o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, a ter contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Valdemar, que foi investigado por suposta participação em trama golpista, estava proibido de falar com todos os outros alvos do inquérito.

Outras duas restrições também foram derrubadas por Moraes: proibição de sair do Brasil e de participar de cerimônias militares. O dirigente partidário foi indiciado pela Polícia Federal (PF) na apuração sobre a trama golpista, no ano passado, mas não foi incluído na denúncia apresentada no mês passado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Por isso, na manhã de terça pediu a revogação das proibições. No início da tarde, Valdemar e seu advogado, Marcelo Bessa, reuniram-se com Moraes no STF. O encontro durou cerca de 20 minutos.

“No caso de Valdemar Costa Neto, embora o investigado tenha sido indiciado no relatório final apresentado pela autoridade policial, a Procuradoria-Geral da República, ao exercer a sua opinio delicti, não denunciou o investigado, razão pela qual, em relação a ele, não estão mais presentes os requisitos necessários à manutenção das medidas cautelares anteriormente impostas”, escreveu Moraes, em sua decisão.

O dirigente do PL poderá recuperar seu passaporte e bens apreendidos pela Polícia Federal, incluindo dinheiro em espécie e relógios de luxo. A decisão também encerra um impasse dentro do partido, já que a proibição de contato entre Valdemar e Bolsonaro dificultava a articulação política da legenda.

Lista de bens apreendidos na operação que irão ser restituídos

R$ 53.730,00;

um relógio prata da marca Rolex;

um relógio dourado da marca Audermars Piguet; um relógio dourado com pulseiras pretas da marca Bvlgari;

um caderno de espiral com a capa escrita “icampeones, I hala Madrid!”; um celular iPhone 14 ProMax;

e um celular iPhone 8

Proibição de Conato

O ex-presidente Bolsonaro e Valdemar Costa Netto estavam proibidos de se comunicar desde fevereiro de 2024, ao serem alvos da operação Tempus Veritatis. Os agentes cumpriram mandados de busca na residência de Bolsonaro em Angra dos Reis (RJ) e de mais 32 pessoas. Dentre as 4 prisões preventivas decretadas, uma foi a de Costa Netto. O presidente do PL foi preso por posse ilegal de armas. Moraes, contudo, determinou a soltura do ex-congressista por causa da sua idade –à época, 74 anos. As informações são dos portais O Globo e Poder 360

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Anderson Cardoso da Silva
12 de março de 2025 17:41

Cuidado podemor ser condenados por ter opiniao co traia à este governp Pinoquio comedor de ovo de cágado

Vanderlei Stefani
12 de março de 2025 14:43

Um Ministro do STF é alguém,
Santa ignorância.

Jairo Vivian
12 de março de 2025 11:08

Parece piada mas não é. Alguém dizer pra vc o que pode e não pode fazer, falar, etc. Só no Brasil mesmo.

Lauro Junges
12 de março de 2025 12:39

Este ministro foi que proibiu o Bolsonaro falar com o presidente do partido, agora ele mesmo dá ordem contra, é só para aparecer, não pode ficar mais ignorante e nojento.

Anderson Cardoso da Silva
12 de março de 2025 17:40

Faleu presidente Trup…

Posse da nova presidente do Superior Tribunal Militar revela embates entre ministros e antecipa polêmicas
Bolsonaro insiste em julgamento no plenário do Supremo; Procuradoria-Geral da República nega maior prazo para a defesa do general Braga Netto
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x