Terça-feira, 29 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 13 de abril de 2026
Segundo as investigações da Polícia Federal, Ramagem deixou o Brasil de forma clandestina antes do término do julgamento
Foto: Agência CâmaraO ex-deputado federal, Alexandre Ramagem, preso nesta segunda-feira (13) pelo ICE (Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos EUA) dos Estados Unidos, estava foragido desde setembro de 2025. Ramagem foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a uma pena de 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Segundo as investigações da PF (Polícia Federal), ele deixou o Brasil de forma clandestina antes do término do julgamento, atravessando a fronteira de Roraima com a Guiana para evitar a prisão, seguindo depois para os Estados Unidos.
Em janeiro de 2026, o Ministério da Justiça informou ao STF que o pedido de extradição foi formalmente encaminhado ao governo norte-americano. A Embaixada do Brasil em Washington enviou a documentação ao Departamento de Estado dos EUA em 30 de dezembro de 2025.
O ministro Alexandre de Moraes determinou a inclusão do nome de Ramagem na lista da Interpol, o que viabilizou a possibilidade de ele ser detido por autoridades estrangeiras. Aliados do ex-deputado diziam que Ramagem pretendia solicitar asilo político nos Estados Unidos.
Mandato cassado
Em dezembro do ano passado, a Câmara cassou o mandato de Ramagem no mesmo dia da punição do colega Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
As decisões foram tomadas pela Mesa Diretora, por atos administrativos assinados pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e demais integrantes da gestão, sem votação em plenário, e publicadas em edição extra do Diário da Câmara.
Ramagem teve o mandato cassado em decorrência da condenação no processo que apura a tentativa de golpe de Estado e após determinação do STF pela cassação por decisão da Mesa da Câmara. Já Eduardo foi cassado por faltas, após se mudar para os Estados Unidos.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Ramagem em 2025, se gabando de ter fugido para os EUA com a família:
“E digo até nas palavras do governo americano para mim: Que bom que temos um amigo que está em segurança, a salvo aqui nos EUA”.
Hoje foi preso pela milícia do regime Trump na rua em Orlando.
Onde estão os bolsonaristas agora, para defender o golpista? O Dudu não fez nada para ajudar o cara..
Nossa. Que pena!
Onde tem extrema direita, tem falcatrua