Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Aliados temem que demora na sabatina exponha Jorge Messias a novos desgastes

Compartilhe esta notícia:

Líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) reconheceu que a sabatina do advogado-geral da União para vaga de ministro do STF ficará para 2026. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) reconheceu nessa quinta-feira (4) que a sabatina do advogado-geral da União Jorge Messias para a vaga de ministro do STF ficará para 2026. O parlamentar, que recebeu o adiamento da discussão como uma “pacificação” no entorno do assunto, pontua que não há tempo hábil para a realização da sessão, diante da proximidade do recesso parlamentar.

Exposição prolongada

Ainda que Jorge Messias tenha ganhado tempo com o adiamento de sua sabatina no Senado, aliados do AGU avaliam que as chances dele conquistar votos atualmente contrários à sua indicação ao STF são pequenas. Há também o temor de que quanto mais tempo demore a sessão na Casa Alta, mais exposto o indicado fique à eventuais desgastes.

Posicionamento legislativo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), acionou as advocacias do Senado e da Câmara dos Deputados para analisar a decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF, que suspendeu trechos da Lei do Impeachment de 1950. A avaliação busca embasar juridicamente um posicionamento da Mesa do Congresso e definir eventuais encaminhamentos do Legislativo sobre o assunto.

Consequência da polarização

Para Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, a recente crise entre o Supremo Tribunal Federal e o Congresso no entorno da Lei do Impeachment é resultado da “polarização política” do país. O chefe parlamentar, que alerta para o risco de “fragilidade institucional” a partir da continuidade dos ruídos, sinalizou que espera uma conciliação entre os Poderes até o fim de semana.

Resposta parlamentar

O vice-líder do PL na Câmara dos Deputados, Bibo Nunes (RS), apresentou nesta quinta-feira um pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes, do STF, em reação à decisão do magistrado que restringe à PGR a solicitação de afastamento de membros da Corte. O deputado gaúcho, que considera a medida uma “blindagem explícita”, defende que o Congresso não pode aceitar que um ministro “altere regras para se proteger”.

GT dos entregadores

A Secretaria-Geral da Presidência, o Ministério do Trabalho e o Ministério Desenvolvimento anunciaram nesta quinta-feira a instalação de um Grupo de Trabalho dos entregadores por aplicativo, voltado à proposição de soluções que garantam trabalho decente para a categoria. O GT contará com lideranças de organizações e entidades do ramo de todas as cinco regiões do país, além de representantes das Centrais Sindicais, do TST, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério da Saúde.

Socorro aos Correios

O Ministério da Fazenda vem avaliando as possíveis alternativas para resolver a crise financeira vivida pelos Correios. O chefe da pasta, Fernando Haddad, reconhece até mesmo a possibilidade de aporte do Tesouro Nacional à estatal, mas garante que qualquer medida será tomada somente após a aprovação do Plano de Reestruturação da entidade.

Exportações em queda

Em meio aos efeitos do “tarifaço” de Donald Trump, as exportações do Brasil para os Estados Unidos sofreram uma queda de 28,1% no mês de novembro, segundo dados da Balança Comercial do governo federal. No total, US$2,6 bilhões foram exportados ao país norte-americano no mês em questão, contra US$3,7 bilhões no mesmo período em 2024.

Baixa adesão

A greve geral convocada para essa quinta-feira por algumas lideranças de caminhoneiros do Brasil não contou com adesão significativa da categoria. Ao longo dia, a Polícia Rodoviária Federal não registrou bloqueios ou interrupções em nenhum ponto do país, além de não ter recebido nenhuma comunicação formal sobre o movimento.

Facilitação para negócios

O Congresso Nacional instalou nesta semana a Frente Parlamentar Mista do Ambiente de Negócios, presidida pelo deputado Mendonça Filho (União-PE). O colegiado atuará no fortalecimento da interlocução institucional e proposição de medidas que modernizem a economia, reduzam a burocracia e criem condições para um ambiente de negócios mais previsível e competitivo.

Bolsas continuadas

Avançou na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados o projeto que proíbe os órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e à pesquisa de cancelar, interromper, cortar ou reduzir os valores das bolsas até o término da vigência de cada uma. A proposta, que busca conceder segurança e garantias aos professores e aos estudantes e à continuidade das pesquisas científicas, segue para análise da CCJ.

Fortalecimento de fundos

O Executivo gaúcho encaminhou nesta quinta-feira à Assembleia Legislativa um projeto que propõe ajustes nas taxas vinculadas ao Fundo Estadual de Sanidade Animal e ao Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal. Apresentada em regime de urgência, a proposta busca fortalecer os fundos de saúde animal e garantir a estabilidade econômica de cadeias produtivas.

Parceria europeia

Em visita à sede da FIERGS nesta semana, a cônsul-geral da Lituânia, Audra Ciapiene, tratou das possibilidades de expansão das relações comerciais e prospecção de parcerias entre o país e o RS para o fortalecimento de uma cadeia tecnológica de alto valor agregado. A diplomata europeia sinalizou que vê no Estado potencial enquanto parceiro industrial, que pode atender demandas por inovação e capacidade produtiva, especialmente em áreas como lasers, nanossatélites e biotecnologia.

Bairro Empreendedor

Mais de 200 empresas foram atendidas entre 2024 e 2025 pelo Projeto Bairro Empreendedor, encerrado nesta quinta-feira pelo Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre. Promovida em parceria com o Sebrae/RS, a iniciativa consolidou um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento de pequenos negócios nos bairros da Capital, incluindo capacitações práticas e consultorias individuais em áreas essenciais.

Incremento policial

O governo estadual anunciou nesta quinta-feira o chamamento de 1,2 mil aprovados no concurso da Brigada Militar para o início do curso de formação. Do total, 800 agentes iniciarão a capacitação em janeiro de 2026, enquanto os 400 restantes em abril. (Por Bruno Laux)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Deputados protocolam pedido de CPI dos Pedágios na Assembleia gaúcha
Deputados protocolam pedido de CPI dos Pedágios na Assembleia gaúcha
https://www.osul.com.br/aliados-temem-que-demora-na-sabatina-exponha-jorge-messias-a-novos-desgastes/ Aliados temem que demora na sabatina exponha Jorge Messias a novos desgastes 2025-12-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar