Domingo, 19 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Valor do aluguel de apartamento usado por Lula era repassado por amigo do ex-presidente, diz o proprietário do imóvel

Compartilhe esta notícia:

Lula se tornou réu pela quinta vez (Foto: Ricardo Bastos/Folhapress)

Pivô da mais recente ação penal contra Luiz Inácio Lula da Silva, o engenheiro Glaucos da Costamarques disse aos investigadores da Lava-Jato que o valor referente ao aluguel de um apartamento de sua propriedade usado pelo ex-presidente era repassado diretamente a ele por Roberto Teixeira, advogado e amigo do petista.

Na prática, contudo, Teixeira não pagava o aluguel, pois o valor era usado como compensação por uma “assessoria sobre imóveis” que ele prestava, segundo Costamarques. O engenheiro declarou que não contabilizava os rendimentos com o imóvel porque “não achava necessário”.

Para a acusação, a empreiteira Odebrecht está por trás da aquisição da unidade, como forma de beneficiar Lula. O apartamento, em São Bernardo do Campo (SP), fica no mesmo prédio e é contíguo ao imóvel em que mora o ex-presidente.

Os procuradores da Lava-Jato sustentam que Costamarques, primo distante de José Carlos Bumlai, amigo de Lula, era um “testa de ferro” do petista. Dizem que, para arcar com a compra, o engenheiro recebeu em 2010 R$ 800 mil da DAG Construtora, que por sua vez havia obtido repasses da Odebrecht.

A denúncia foi aceita pelo juiz Sérgio Moro na semana passada, o que fez Lula se tornar réu pela quinta vez. A falta de pagamentos de aluguel por Lula é um dos principais argumentos da acusação na ação penal. A investigação rastreou as contas bancárias de Lula e não encontrou os repasses, embora o ex-presidente tenha declarado os gastos desse aluguel no Imposto de Renda. Anteriormente, à Polícia Federal, o engenheiro disse que o valor “de alguns aluguéis” foi pago em espécie.

Ao depor, Costamarques também deu sua versão sobre como acabou se tornando proprietário da unidade: disse que, em 2010, quando o petista era presidente, Teixeira contou que o imóvel estava alugado para a Presidência e que comprá-lo poderia ser “um bom negócio”, mas que “só serviria se não quisesse morar no local”.

Ao indagá-lo, os investigadores estranharam o fato de o engenheiro argumentar que comprou a unidade “para investir” e não tenha se preocupado em calcular quanto obteve com aluguéis. Ele disse que não contabilizava os pagamentos a Teixeira em documentos e que “alguns foram deletados de seu computador”.

O apartamento foi comprado por R$ 504 mil por meio de cessão de direitos hereditários do espólio do proprietário anterior, morto em 2009. Uma das herdeiras disse, em declaração anexada aos autos, que seus advogados afirmaram à época que a venda seria para Lula.

Os investigadores perguntaram ao engenheiro por que, passados seis anos, ele não transferiu formalmente o imóvel para seu nome. Costamarques afirmou que só poderia tomar essa iniciativa quando os herdeiros pagassem o devido imposto de transmissão.

Ao receber a denúncia, Moro decretou o sequestro do apartamento “diante dos indícios de que foi adquirido com proventos do crime” e de que pertence de fato ao ex-presidente. O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula e é sócio de Roberto Teixeira, negou que o dinheiro dos aluguéis fosse pago ao compadre de Lula. Segundo Martins, os valores “nunca foram usados para compensação de dívidas da prestação de serviços advocatícios” em favor de Costamarques. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Renan Calheiros encontrará resistência para ser líder do PMDB no Senado
Avião com 161 passageiros a bordo sai da pista durante a decolagem e deixa 15 feridos na Índia
https://www.osul.com.br/aluguel-de-apartamento-era-acerto-com-amigo-do-ex-presidente-lula-diz-proprietario/ Valor do aluguel de apartamento usado por Lula era repassado por amigo do ex-presidente, diz o proprietário do imóvel 2016-12-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar