Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Amapá entra no quarto dia de apagão e ministro diz que pretende restabelecer toda energia em até dez dias

Compartilhe esta notícia:

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Foto: Divulgação/MME
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. (Foto: Divulgação/MME)

Um apagão afeta pelo quarto dia seguido 13 municípios do Amapá, após um incêndio na subestação da empresa Isolux, contratada pela União e que atende ao SIN (Sistema Interligado Nacional).  O Ministério de Minas e Energia apresentou na quinta ao governo do Amapá as propostas de soluções. A previsão era de retorno de 70% da energia nesta sexta, mas, conforme o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o processo para normalização no fornecimento de energia, ainda não foi  possível, e a resolução pode levar dez dias.

Conforme o ministro, a normalização do fornecimento acontece em três etapas. Ele destaca que a pasta criou um Gabinete de Crise para acelerar a resolução do problema causado pelo incidente e garantir segurança elétrica ao Amapá.

“Estamos adotando outras ações para trazer geradores para o Estado do Amapá afim de servirem como segurança para o fornecimento de energia e também atender locais especiais, principalmente naquilo que o Estado achar prioritário”, explicou.

Apesar de o incêndio ter atingido um dos transformadores, mais dois equipamentos foram danificados, e não há possibilidade de reaproveitamento de peças, inviabilizando o religamento da estação.

Entenda o caso

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), um incêndio provocou um desligamento automático das linhas de transmissão no trecho Laranjal/Macapá às 20h47 da terça-feira (3), assim como das usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes.

A situação causou uma interrupção de 250 MW de carga, afetando o fornecimento de 13 dos 16 municípios. A situação não afeta os municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari.

Caminhões pipa

Nesta sexta-feira a Prefeitura de Macapá abasteceu a água em bairros com caminhões pipa, e segue solicitando apoio e indicações para aluguel de caminhões.

Também foi atualizado o decreto municipal para funcionamento de postos de gasolina e de saúde.

A região sofre com a falta de água e energia, inclusive para realização de transações bancárias.

Soluções apresentadas

Curto prazo: a recuperação do transformador que foi danificado no incêndio. A subestação tinha três transformadores (dois responsáveis pelo fornecimento de energia e o terceiro era o reserva), cujo todas estão indisponíveis, mas um deles teve um dano menor, que foi na bucha de conexão do transformador com a rede. Este transformador passa por testes para poder voltar em funcionamento no sistema. Caso o resultado fosse positivo cerca de 60% a 70% da carga de energia seria reestabelecida nos 13 municípios afetados ainda nos próximos dias.

Médio prazo: um segundo transformador está sendo trazido da subestação de Laranjal do Jari, de 100 MWA, que chega na capital em um prazo de 15 dias. A utilização deste equipamento não deve afetar o fornecimento no município que fica no extremo sul. Durante este período é feito a desmontagem do transformador, retirada do óleo, transporte fluvial e terrestre e instalação. Com este segundo equipamento, o Amapá já garante 100% no fornecimento de energia.

Longo prazo: um terceiro transformador está sendo trazido de Boa Vista (RR), que também passa pelo processo de desmontagem, retirada do óleo, transporte fluvial e terrestre e instalação. O prazo para este processo é de 30 dias. Este terceiro transformador de reserva garante a segurança energética do estado.

O Ministério de Minas e Energia também emitiu uma nota, nesta sexta-feira (6), atualizando as ações realizadas com o objetivo de restabelecer o fornecimento de energia elétrica no Estado do Amapá.

Segundo o ministério, a máquina de purificação do óleo que foi transportada de balsa chegou nesta sexta a Macapá, capital do Amapá, e já se encontra na subestação do município para o processo de purificação.

Uma aeronave C-130 Hércules da FAB (Força Aérea Brasileira) foi enviada do Rio de Janeiro/RJ para São Luís. Na capital do Maranhão, mais duas máquinas de purificação serão embarcadas na aeronave da FAB e transportadas para Macapá, com a finalidade de aumentar o esforço de purificação do óleo do transformador número 3 que está na subestação.

Conforme o ministério existe uma perspectiva de que o nível necessário de purificação do óleo para acionamento do transformador número 3 seja atingido na noite desta sexta-feira e, com isso, seria possível restabelecer a carga de cerca 70% das necessidades elétricas dos 14 municípios atingidos com a falta de energia.

Também nesta sexta uma aeronave KC-390 da FAB se desloca de Boa Vista/RR para Manaus/AM a fim de transportar 4 geradores até Macapá para atender, de forma emergencial, as atividades essenciais que serão designadas pelo governo do Estado.

Na manhã desta sexta-feira, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, realizou uma reunião de alinhamento das ações já realizadas e, também das futuras, com o Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e com o governador do Amapá, Waldez Góes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Autorizado o início das obras de ampliação e modernização do aeroporto de Passo Fundo
Produção de veículos aumenta 7,4% em outubro, diz Anfavea
https://www.osul.com.br/amapa-entra-no-quarto-dia-de-apagao-e-ministro-diz-que-pretende-restabelecer-toda-energia-em-ate-dez-dias/ Amapá entra no quarto dia de apagão e ministro diz que pretende restabelecer toda energia em até dez dias 2020-11-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar