Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de fevereiro de 2021
Após o prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (DEM), ter usado as suas redes sociais para avisar que vai suspender a imunização contra a covid-19 no Rio por falta de doses, houve uma grande procura nos postos de vacinação da cidade, nessa segunda-feira (15). O Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, Zona Norte do Rio, ficou pelo menos trinta minutos sem estoque. Foi preciso buscar doses em um posto de Vila Isabel, também na região, para abastecer a área.
Nessa mesma unidade de saúde, houve confusão durante a locomoção de idosos com cadeiras de rodas. O trânsito na via chegou a ser fechado por conta do tempo de entrada e saída dos idosos cadeirantes no posto, que não tem serviço de drive-thru.
De acordo com a publicação do prefeito, o calendário para apenas a partir desta quarta-feira (17). Com isso, idosos com 84 anos ainda puderam procurar os postos nessa segunda e os com 83 anos têm atendimento nesta terça-feira (16).
Segunda dose
As pessoas imunizadas na primeira fase, como profissionais da linha de frente, receberão a segunda dose dentro do tempo previsto, mesmo após o anúncio da suspensão do calendário de imunização a partir desta quarta. Esse grupo começou a ser atendido nessa segunda, pelos idosos em instituições de longa permanência.
Na semana passada, com o anúncio da possibilidade de parar o calendário de vacinação devido à falta de novas doses, o secretário manifestou a vontade de usar, então, o lote reservado para a segunda dose. A alteração, no entanto, não foi feita, pois dependeria de mudança no Programa Nacional de Imunização (PNI). O governo estadual do Rio manteve guardados os lotes dos municípios para evitar a aplicação antecipada, sem autorização.
Vacinação no País
Balanço da vacinação contra covid-19 dessa segunda aponta que 5.285.981 de pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra o coronavírus, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 2,50% da população brasileira.
A segunda dose já foi aplicada em 256.813 pessoas (0,12% da população do País) nos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e também no Distrito Federal. São Paulo já iniciou a aplicação da segunda dose, mas não começou a divulgar os dados em separado.
No total, 5.542.794 doses foram aplicadas em todo o País.
A informação é resultado de uma parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Os dados de vacinação passaram a ser acompanhados a partir de 21 de janeiro.