Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece AMRIGS manifesta preocupação com a criação de novos cursos de medicina

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Abramge-RS, Francisco Antônio Santa Helena, demonstrou preocupação com o cenário. (Foto: Reprodução)

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) recebeu de forma positiva a Portaria que proíbe a criação de novos cursos de medicina no país pelos próximos cinco anos. A entidade destaca que, neste período, estudos devem ser realizados para avaliar o ensino e perceber quais locais necessitam de novas qualificações no Brasil.

– Entendemos que o importante é que haja um investimento na qualificação dos cursos existentes atualmente. Isto pode ser feito através da preparação e capacitação do corpo docente destes cursos, bem como o incentivo a maior integração dos cursos de medicina com a comunidade. Estas faculdades podem trabalhar na assistência ao paciente das comunidades onde elas se encontram, além de ajudar na produção de conhecimento científico, no sentido de melhorar a qualidade desta assistência – avalia o coordenador do Exame AMRIGS, Antônio Carlos Weston.

Para os próximos cinco anos, o essencial, segundo Weston, é que somente sejam autorizados novos cursos de medicina em regiões com comprovada carência de oferta de novos profissionais, ou seja, onde haja relação muito baixa de médicos por habitante. O médico lembra que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a proporção ideal é de um médico para cada duas mil pessoas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Na FEEVALE, inscrições para mestrados e doutorados abrem nesta terça-feira (17)
Intercity Hotels adere ao movimento contra canudos de plástico
https://www.osul.com.br/amrigs-manifesta-preocupacao-com-a-criacao-de-novos-cursos-de-medicina/ AMRIGS manifesta preocupação com a criação de novos cursos de medicina 2018-04-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar