Domingo, 04 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 10 de julho de 2019
A chanceler alemã, Angela Merkel, cujo estado de saúde despertou preocupação e suscitou especulações após dois episódios de espasmos em atos públicos em um intervalo de poucos dias, voltou a sofrer nesta quarta-feira (10) com um visível tremor corporal durante uma cerimônia oficial. As informações são das agências de notícias Efe, Reuters AP e AFP.
Nas imagens divulgadas pelas emissoras de televisão alemãs é possível ver a chanceler, que no próximo dia 17 completará 65 anos, sofrendo um episódio de espasmos durante a execução do hino alemão na recepção com honras militares ao primeiro-ministro finlandês, Antti Rinne, do lado de fora da chancelaria alemã, em Berlim.
Trata-se do terceiro episódio de espasmos que Merkel sofre em público em pouco mais de três semanas, e nesta ocasião, ao contrário das duas anteriores, aparentemente a chanceler não tentou controlar os tremores.
Depois da cerimônia, a chanceler voltou a dizer que não há nenhum problema com relação à sua saúde. “Estou muito bem, não há que o que se preocupar”, afirmou. “Não precisam se preocupar comigo. Estou convencida de que estou apta para o trabalho”, disse.
A Reuters afirma que a chanceler de 64 anos foi vista sorrindo durante uma coletiva de imprensa que ocorreu depois dos tremores e da qual participou com Rinne. Ela também falava de forma fluente.
Pouco antes, uma porta-voz do governo havia dito que “as conversas com primeiro-ministro finlandês estão seguindo como planejado”.
Outros casos
Após o primeiro episódio de tremores, em 18 de junho durante a recepção com honras militares ao presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, Merkel tentou se desviar das especulações sobre sua saúde e atribuiu os espasmos a um suposto problema de desidratação. “Bebi pelo menos três copos d’água, do que claramente estava precisando, e no momento me sinto muito bem”, afirmou Merkel no dia da cerimônia.
Pouco mais de uma semana depois, em 27 de junho, a chanceler alemã voltou a sofrer com visível tremor nas mãos e pernas durante ato realizado no Palácio de Bellevue, em Berlim, horas antes de sua viagem para a cúpula do G-20.
Em entrevista conjunta com o ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, durante a Cúpula do G-20 em Osaka, Merkel se pronunciou pela primeira vez de forma explícita sobre sua saúde. Ao responder a uma pergunta a esse respeito de um jornalista, a chanceler disse entender o interesse em sua saúde, mas ressaltou que não tinha “nada particular a informar”.
“Estou me sentindo bem e estou convencida que da mesma maneira que esta reação surgiu, também voltará a desaparecer”, comentou Merkel sobre a segunda ocasião em que os tremores ocorreram.
Os comentários estão desativados.