Segunda-feira, 13 de julho de 2026
Por Gisele Flores | 13 de julho de 2026
A escritora premiada Anna Mariano, autora de “Murmúrios da terra”, também escreveu “A casa das marés” e “O silêncio das raízes”.
Foto: Carin Mandelli
A premiada escritora Anna Mariano lança nesta sexta-feira, 17 de julho, em Porto Alegre, seu novo romance, “Murmúrios da terra”, publicado pela Globo Livros. A obra, com 416 páginas, resgata um capítulo pouco explorado da história brasileira: os movimentos migratórios que, na segunda metade do século XX, levaram milhões de famílias do Sul rumo ao Centro-Oeste e ao Norte em busca de novas oportunidades.
Entrelaçando ficção e acontecimentos históricos, Mariano constrói uma saga familiar marcada por coragem, pertencimento e memória. No centro da narrativa estão Cecília e Palmira, duas mulheres resilientes cujas trajetórias atravessam quatro décadas de transformações profundas. Suas histórias revelam perdas, preconceitos e recomeços em um Brasil moldado pela expansão da fronteira agrícola e pela busca por novas terras.
O romance também aborda as contradições da ocupação do território nacional, destacando impactos sociais e ambientais, além da ascensão da cultura da soja, que redefiniu a economia brasileira. “A história dessa planta e dos milhões de pessoas que a ela se dedicaram merece ser contada”, afirma a autora.
Com sensibilidade e rigor histórico, Anna Mariano transforma um dos maiores movimentos migratórios do país em uma narrativa humana e emocionante — mostrando que a verdadeira herança de uma família está nas histórias que escolhe preservar.
“Murmúrios da terra” reafirma o poder da literatura em preservar memórias e revelar as raízes que moldam o Brasil.(por Gisele Flores- gisele@pampa.com.br)
Evento de lançamento
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!