Domingo, 12 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Antigos rivais, os sites de compras coletivas Peixe Urbano e Groupon Brasil anunciaram a fusão de seus negócios no Brasil e na América Latina

Compartilhe esta notícia:

O Groupon é utilizado por 52 milhões de pessoas na América Latina. (Foto: Reprodução)

Antigas rivais no comércio eletrônico brasileiro, Peixe Urbano e Groupon Brasil anunciaram nesta segunda-feira (27) a fusão de suas operações. As duas empresas, que se tornaram conhecidas no início dos anos 2010 com o modelo de compras coletivas, hoje atuam no segmento de cupons de desconto. O valor da transação não foi revelado pelas empresas.

Em comunicado distribuído à imprensa, as empresas avisam que vão unir suas equipes, mas manter ambas as plataformas funcionando. “O objetivo é que, gradualmente, os usuários das duas marcas tenham o mesmo cardápio de ofertas”, diz o texto oficial. “É uma soma de fortalezas. Ao fim das contas, quem se beneficia é o usuário”, afirma Félix Lulion, presidente executivo do Groupon Brasil.

As duas empresas também devem compartilhar tecnologias – um exemplo é o sistema Use Agora, presente no aplicativo do Peixe Urbano, que permite que o usuário adquira um cupom de desconto e o utilize na sequência. Segundo o Peixe Urbano, a modalidade corresponde a 90% das ofertas de restaurantes de sua plataforma, e agora estará disponível no Groupon. Hoje, o Peixe Urbano tem cerca de 30 milhões de usuários no Brasil – já o Groupon não revela seu número de usuários no País, mas é utilizado por 52 milhões de pessoas na América Latina.

A transação foi capitaneada pelo fundo de investimentos Mountain Nazca, que, em fevereiro, adquiriu a operação do Groupon América Latina e, agora, compra o controle acionário do Peixe Urbano, que estava na mão dos chineses do Baidu.

Para Pedro Guasti, presidente da consultoria especializada em e-commerce eBit, a fusão auxilia as duas companhias a ter melhores margens de lucro. “A médio prazo, deve haver um enxugamento na gestão, em termos de sistemas, tecnologia e pessoas”, diz. “Como no comércio eletrônico as margens são pequenas, qualquer economia ajuda as empresas a ter melhores margens de lucro.”

Trajetória

Fundada em 2010 por Julio Vasconcelos, o Peixe Urbano foi um dos primeiros grandes casos de sucesso de startups brasileiras, disputando mercado na época com o norte-americano Groupon. As duas empresas enfrentaram dilemas parecidos: cresceram rápido demais e tiveram problemas com fornecedores, o que manchou parte de sua reputação perante ao público.

Para seguir em frente, foi preciso se reinventar. Em 2013, o Peixe se transformou em um site de venda de serviços – sem número mínimo de compradores para ativar uma oferta.

O movimento chamou a atenção da chinesa Baidu, que comprou uma fatia majoritária da empresa – o valor da transação não foi divulgado na época. Com dinheiro em caixa, a startup voltou a crescer. Em 2016, registrou o maior faturamento da história, chegando a R$ 1 bilhão, em crescimento de 40% na comparação com o ano anterior. No início do ano, o Peixe Urbano mudou seu escritório para Florianópolis, chegando à marca de 450 funcionários.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Dólar fecha em queda e termina a semana cotado abaixo de 4 reais
Ministro do Supremo autoriza que Lula seja ouvido na Operação Lava-Jato, mas apenas como informante
https://www.osul.com.br/antigos-rivais-os-sites-de-compras-coletivas-peixe-urbano-e-groupon-brasil-anunciaram-fusao-de-seus-negocios-no-brasil-e-na-america-latina/ Antigos rivais, os sites de compras coletivas Peixe Urbano e Groupon Brasil anunciaram a fusão de seus negócios no Brasil e na América Latina 2017-11-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar