Quarta-feira, 26 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Anúncio de TV italiana gera revolta em católicos por mostrar freira comendo batatas chips para comunhão

Compartilhe esta notícia:

A propaganda da Amica Chips – uma das principais marcas de batatas fritas do país – foi considerada uma blasfêmia para os religiosos. (Foto: Reprodução)

Uma associação de telespectadores católicos pediu a suspensão de anúncio de televisão italiano que mostra freiras comendo batatas fritas em vez de hóstia durante ritual de eucaristia. A propaganda da Amica Chips – uma das principais marcas de batatas fritas do país – foi considerada uma blasfêmia para os religiosos, de acordo com informações do jornal britânico The Guardian. Posteriormente, o comercial teve a veiculação interrompida na Itália.

O anúncio de 30 segundos acontece em um convento e mostra freiras se preparando para receber a comunhão até que a madre superiora percebe que estão sem hóstias e resolve substituí-las por batatas fritas, mudança bem recebida pelas religiosas.

O Grupo Lorenzo Marini, empresa criadora do anúncio, afirmou que a campanha tinha foco em um mercado mais jovem e foi pensada “com uma forte ironia britânica” para “expressar a crocância irresistível das Amica Chips” de uma forma deliberadamente exagerada e provocativa.

Mas a estratégia de vendas não foi bem recebida pela Aiart, uma associação de telespectadores católicos que pediu que o anúncio fosse “imediatamente suspenso”. Giovanni Baggio, presidente da associação, acusou a empresa de recorrer à blasfêmia para aumentar as vendas.

Para ele, o comercial “ofende a sensibilidade de milhões de católicos praticantes” e é “ultrajante” porque “banaliza a comparação entre a batata frita e a hóstia consagrada”.

“O comercial mostra falta de respeito e criatividade”, acrescentou ele em comunicado: “É um sinal de incapacidade de fazer marketing sem recorrer a símbolos que nada têm a ver com consumo”.

O anúncio também foi criticado pelo jornal católico Avvenire, que abriu um editorial com o título “Cristo foi reduzido a uma batata frita”.

Veiculação interrompida

O comercial teve a veiculação interrompida na Itália por ordem do Comitê de Controle do Instituto de Autorregulação Publicitária (IAP).

Para o colegiado, a propaganda da marca Amica Chips está em conflito com o Código de Autorregulação da Comunicação Comercial, que afirma que “a comunicação comercial não deve ofender as convicções morais, civis e religiosas”.

Em um comunicado, o IAP descreve o comercial: “A campanha publicitária, ambientada em um convento e com a [canção] Ave Maria de [Franz] Schubert ao fundo, mostra um grupo de noviças dirigindo-se ao altar da igreja para receber a comunhão”.

“Assim que a primeira noviça da fila recebe a hóstia do sacerdote (na versão online, uma batata), um som de mastigação ressoa na igreja. Surpresa e constrangida por ser a causa dessa emissão inesperada, a noviça se vira para a sacristia, onde outra freira está comendo as batatas crocantes anunciadas, tirando-as do saco.” “O vídeo termina com imagens do produto e o slogan ‘Amica Chips, o divino cotidiano’”, descreve o Instituto.

Para o Comitê, o paralelo entre a batata, descrita como “o divino cotidiano”, e a hóstia constitui uma “ridicularização do profundo sentido do sacramento da eucaristia, tornando mais que razoável que os crentes e não crentes se sintam ofendidos”. As informações são do jornal Extra e da agência de notícias Ansa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Suposto desvio de verba: Justiça argentina bloqueia bens e quebra o sigilo bancário do ex-presidente Alberto Fernández
Senado instala CPI para apurar supostas fraudes em resultados de partidas de futebol
https://www.osul.com.br/anuncio-de-tv-italiana-gera-revolta-em-catolicos-por-mostrar-freira-comendo-batatas-chips-para-comunhao/ Anúncio de TV italiana gera revolta em católicos por mostrar freira comendo batatas chips para comunhão 2024-04-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar