Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 22 de dezembro de 2018
A versão digital da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) completou um ano de implantação no Estado. E a iniciativa já conta com uma importante evolução: se antes o motorista precisava procurar um Centro de Formação de Condutores para completar o cadastro e baixar o aplicativo, agora o Detran-RS dispõe de uma tecnologia de reconhecimento facial para garantir a identidade de quem solicita o documento.
Para que isso seja possível, a sua foto é comparada com imagens do banco de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Todo o cadastro é feito com base no acesso por meio do recurso “QR Code”, impresso no verso da CNH tradicional, confeccionada em papel.
A nova funcionalidade foi desenvolvida pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados, considerada a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil) e lançada de forma conjunta entre o Ministério das Cidades e Denatran.
De acordo com o órgão, esse elemento facilitador possibilitará que a praticidade e segurança da CNH digital estejam presentes em pelo menos 10 milhões de celulares de todo o País até março do ano que vem.
Vantagens
Dentre as suas principais vantagens está a oportunidade de acesso ao documento mesmo sem internet. Isso porque qualquer condutor com a Carteira Nacional de Habilitação emitida em papel desde maio de 2017, com QR Code impresso no verso, poderá baixar o aplicativo gratuitamente nos sites Google Play e na AppStore.
Pelas contas do Denatran, até o momento cerca de 620 mil desses documentos eletrônicos já foram emitidos em todo o território nacional. No Rio Grande do Sul, nesse mesmo período foram geradas 112,7 mil CNH digitais.
Acessando o portal de serviços Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), o motorista pode checar as Unidades Federativas já habilitadas, realizar o seu cadastro de usuário, efetuar o desbloqueio inicial da CNH Digital, realizar consultas e tirar dúvidas.
De acordo com o Sepro, a necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital. “Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran. Mas, agora, ficou muito mais rápido e prático, facilitando a vida das pessoas”, destaca o ministro das Cidades Alexandre Baldy.