Sábado, 15 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Mostly Cloudy

Notícias Aplicativo permite informar atrasos de ônibus na capital 

Compartilhe esta notícia:

Aplicativo para fiscalizar transporte público de Porto Alegre será lançado segunda-feira (Foto: Divulgação)

O aplicativo “Fiscaliza TU”, desenvolvido a partir de reclamações da população sobre o descumprimento da tabela horária do transporte público será lançado na segunda-feira (27) em Porto Alegre. O lançamento será às 8h no Terminal Parobé, ao lado do Mercado Público.

A iniciativa visa fiscalizar irregularidades na tabela horária e também fazer um contraponto à planilha tarifária diante das tratativas de aumento do valor do serviço. O aplicativo foi elaborado pela  bancada de oposição da Câmara Municipal, liderada pela vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) , e foi entregue ao Ministério Público de Contas como ferramenta para inspeção pelo Tribunal de Contas do Estado.

Além de atrasos de linhas de ônibus, podem ser informadas situações relativas a superlotação, assédio a mulheres e condições de trabalho dos rodoviários. Será possível escolher qualquer linha de ônibus da capital a partir do campo de pesquisa. O aplicativo estará disponível para celulares do sistema Android no Google Play a partir de segunda-feira.

“As reclamações em relação ao descumprimento da tabela horária nos ônibus da capital tem se intensificado muito nos últimos anos. No entanto, é muito estranho que a EPTC aponte que hoje o índice de cumprimento de viagens do transporte público seja de 92,5% – porcentagem próxima a excelência operacional”, afirmou. De acordo com a vereadora, há um descompasso na informação, que não coincide com os atrasos denunciados pela população. “Há medidas anunciadas pela Prefeitura para reduzir o número de linhas, quando na verdade, temos informações duvidosas em relação à própria frota operante”, disse Fernanda.

O objetivo, segundo a vereadora é contribuir com a melhoria do sistema de transporte na capital. Após o primeiro mês de fiscalização, o mandato irá elaborar um relatório para levar à EPTC.

Serviço
Lançamento do Aplicativo Fiscaliza TU
Data: 27 de março (segunda-feira)
Horário: 8h
Local: Paradas de ônibus do terminal Parobé ao lado do Mercado Público de Porto Alegre

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Dois adolescentes são mortos a tiros na Zona Leste de Porto Alegre
“Nem Moro, nem Dallagnol, nem PF têm a honestidade que eu tenho”, diz Lula
Deixe seu comentário
Pode te interessar