Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de abril de 2021
Dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) mostram que Porto Alegre voltou a ter ocupação geral inferior a 100% em suas unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais públicos e particulares, o que não ocorria desde 2 de março – 42 dias, portanto. No começo da noite desta segunda-feira (12), 1.063 dos 1.103 leitos da modalidade para adultos eram utilizados, o que representa 96,3%.
Desse universo de internados na capital gaúcha, 711 indivíduos (66,9%) haviam recebido teste positivo para coronavírus, ao passo que outros 37 (3,5%) eram considerados casos suspeitos da doença. O restante (315 ou 29,6%) recebiam atendimento em âmbito de UTI por outras problemas.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apesar da redução da taxa geral de ocupação, aproximadamente 80 pacientes ainda aguardavam a abertura de vagas em leitos com esse perfil. Outro aspecto que chama a atenção é que no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) o índice é de 93,9% mas nos hospitais privados está em 100,2%.
Cabe ressaltar que a estatística atualizada pelo painel não inclui crianças (zero a 12 anos). Na pediatria hospitalar, a prefeitura informou os números são de um internado com suspeita de contágio e de outros nove com infecção confirmada, totalizando assim dez menores de 12 anos.
Essa taxa de 96,3% de ocupação de UTIs em Porto Alegre está abaixo do índice geral do Rio Grande do Sul, que é de 91,3% – trata-se de uma média das 21 “Regiões-Covid” (distribuição utilizada no sistema de distanciamento controlado com base em critérios geográficos, econômicos e sanitários), incluindo Porto Alegre.
Situação epidemiológica
Desde o início “oficial” da pandemia, na primeira quinzena de março do ano passado, Porto Alegre acumula 137.342 testes positivos de coronavírus, dos quais 3.914 resultaram na morte do paciente. Esses números mantém a capital gaúcha como líder isolada no ranking estadual da pandemia em praticamente todos os principais critérios de análise.
Já o contingente de recuperados da covid na maior e mais populosa cidade do Rio Grande do Sul é de 125.999 cidadãos. A estatística também menciona 8.057 casos em análise e 691 resultados inconclusivos até o momento.
No que se refere ao portal de monitoramento “Vacinômetro” (disponível em portoalegre.rs.gov.br), a atualização disponível após as 19h – com o expediente encerrado em todos os locais de imunização da cidade – contabiliza a aplicação da primeira dose (Coronavac ou Oxford) em pelo menos 303.775 pessoas (19,95% do total e 94,67% dos públicos-alvo até agora).
A segunda injeção (necessária para completar o ciclo vacinal em ambos os imunizantes), por sua vez, já contemplou 92.502 porto-alegrenses. Esse grupo representa 28,83%. As informações estão sujeitas a revisão constante por parte da autoridades municipais e estaduais.
(Marcello Campos)