Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Após 57 dias, professores encerram greve no Estado

Compartilhe esta notícia:

Assembleia foi realizada no Colégio Cândido José de Godoi.

Foto: Reprodução/Twitter
Assembleia foi realizada no Colégio Cândido José de Godoi. (Foto: Reprodução/Twitter)

Por 725 a 593 votos, a Assembleia Geral do Cpers, realizada no Colégio Cândido José de Godoi, no bairro Navegantes, em Porto Alegre, aprovou a suspensão da greve da educação gaúcha na tarde desta terça-feira (14). Sem acordo com o governo, a categoria deve voltar à sala de aula pelos estudantes e a comunidade escolar.

“Voltamos à sala de aula para preservar o salário da categoria e pelo compromisso com estudantes e a comunidade escolar. Ao contrário de Eduardo Leite, nós temos responsabilidade com nossos alunos”, afirma a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer.

A deliberação aprovada inclui a exigência do pagamento dos dias parados – a categoria justifica que os dias de greve serão recuperados, e portanto deveriam ser pagos – e a construção de um calendário de mobilização contra o pacote do governador Eduardo Leite. Uma nova manifestação está prevista para o dia 27, na Praça da Matriz.

Calendário escolar

Após o encerramento da greve do magistério na tarde desta terça-feira, a Seduc (Secretaria da Educação) emitiu às CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) uma nova sugestão de reposição das aulas nas escolas estaduais que aderiram à greve, entre 14 de novembro de 2019 e 14 de janeiro de 2020.

Conforme sugestão da secretaria, a recuperação começa nesta quarta-feira (15) e segue até 27 de fevereiro. A medida busca garantir aos estudantes o direito de, no mínimo, 200 dias letivos e assegurar a carga horária de 800 horas para o Ensino Fundamental e 1.000 horas para o Ensino Médio.

Após os 30 dias de férias, as escolas que ainda permaneciam em greve e realizaram a recuperação devem começar o ano letivo de 2020. “Grande parte das escolas já iniciaram a reposição do ano letivo ainda no primeiro calendário que sugerimos, que se iniciou em 21 de dezembro. Nossas orientações são para escolas remanescentes, já que grande parte já concluiu o calendário escolar de 2019”, explica o secretário da Educação, Faisal Karam.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

INSS vai convocar 7 mil militares da reserva para reduzir fila de processos, diz governo
Um homem morreu atropelado por uma lotação na avenida Independência
https://www.osul.com.br/apos-57-dias-professores-encerram-greve-no-estado/ Após 57 dias, professores encerram greve no Estado 2020-01-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar