Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Após pedido de perícia, um juiz pediu à Polícia Federal a transferência imediata de Maluf para Brasília

Compartilhe esta notícia:

Defesa de Maluf quer que ele cumpra pena em casa. (Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)

O juiz Bruno Aielo Macacari, da VEP (Vara de Execuções Penais) do Distrito Federal, enviou nesta quinta-feira (21) ofício à PF (Polícia Federal) para cobrar a imediata transferência do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) para Brasília. O parlamentar se entregou nessa quarta-feira na sede da PF em São Paulo após expedição do mandado de prisão, mas a data da transferência ainda não foi divulgada.

A manifestação  foi enviada aos superintendentes da PF em Brasília e São Paulo. “Solicito a Vossa Senhoria as providências necessárias ao imediato recambiamento do sentenciado Paulo Salim Maluf, filho de Maria Stefano Maluf, da comarca de São Paulo para este Distrito Federal, observando as recomendações contidas na decisão proferida por este Juízo nesta data, cópia anexa”, determinou o magistrado.

Na terça-feira (19), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin expediu mandado de prisão para que Maluf inicie o cumprimento de 7 anos e 9 meses em regime fechado pela condenação definitiva por lavagem de dinheiro. Fachin determinou que a pena seja cumprida em Brasília.

Mais cedo, a VEP também determinou a realização de perícia médica oficial para avaliar se o deputado poderá cumprir prisão domiciliar humanitária por ter 86 anos e problemas de saúde. O pedido para o parlamentar não ser levado para a Penitenciária da Papuda, em Brasília, e cumprir pena em casa foi feito nesta quarta-feira por seus advogados.

Perícia

O procedimento de perícia médica foi determinado pela juíza Leila Cury para decidir sobre um pedido da defesa para conceder ao parlamentar “prisão domiciliar humanitária”, em razão da idade e de suas condições de saúde.

Ao pedirem que ele cumpra em casa a pena de 7 anos e 9 meses de prisão, os advogados do deputado apontaram que ele tem um câncer de próstata, sofre de problema cardíaco, hérnia de disco e movimento limitado.

A perícia deverá ser feita assim que Maluf chegar a Brasília. Ele passou a última noite numa cela da Polícia Federal em São Paulo. Na capital federal, ele deverá ser encaminhado para uma ala de idosos do presídio da Papuda.

Se o IML não conseguir fazer a perícia assim que o deputado chegar a Brasília, a VEP solicitou que fosse informada uma data para o procedimento. O laudo médico deverá depois ser enviado à juíza Leila Cury para tomar a decisão – ela também já pediu uma opinião do Ministério Público.

Além do pedido de prisão domiciliar junto à Justiça de Brasília, a defesa de Maluf também pediu a suspensão da prisão à presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, de plantão na Corte durante o recesso do Judiciário.

Cela em São Paulo 

O deputado federal Paulo Maluf (PP) passou a noite sozinho em uma cela de cerca de 12 metros quadrados da Polícia Federal em São Paulo, na Lapa, na Zona Oeste de São Paulo. Ele foi encaminhado para a mesma ala carcerária dos irmãos Wesley e Joesley Batista, no terceiro andar.

O ex-prefeito de São Paulo ficou em uma cela com móveis de concreto: um beliche, uma mesa e um banco. A cela também possui um vaso sanitário e um chuveiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

A procuradora-geral recorreu ao Supremo para bloquear os bens de Aécio Neves e da irmã do senador, Andrea Neves
Michel Temer já não descarta a sua reeleição. “As coisas vão acontecendo!”, disse o presidente
https://www.osul.com.br/apos-pedido-de-pericia-um-juiz-pediu-policia-federal-transferencia-imediata-de-maluf-para-brasilia/ Após pedido de perícia, um juiz pediu à Polícia Federal a transferência imediata de Maluf para Brasília 2017-12-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar