Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 20 de novembro de 2015
Um grupo armado invadiu um hotel de alto padrão em Bamako, capital do Mali, no Oeste da África, e manteve cerca de 170 reféns nesta sexta-feira (20). Segundo fontes de segurança, os agressores são jihadistas. Ao menos três pessoas foram mortas – dois malineses e um francês – e várias ficaram feridas. Após cinco horas de cerco, uma ação de policiais e soldados conseguiram libertar cerca de 80 reféns.
Segundo a Rezidor, empresa que controla o hotel, entre os reféns havia 140 hóspedes e 30 funcionários. A invasão começou no sétimo andar do prédio, que possui 190 suítes. O grupo armado entrou no hotel dentro de um carro com placas de diplomatas. O Radisson Blu fica a 1,5 quilômetro de distância da embaixada dos EUA no Mali. Diplomatas norte-americanos já emitiram um comunicado via Twitter pedindo a todos os cidadãos dos EUA que procurem abrigo. Funcionários da embaixada estão alocados dentro do prédio.
Em 2012, vários grupos jihadistas ligados à Al Qaeda se apoderaram de zonas no Norte do Mali. Muitos foram expulsos da região após uma ação militar internacional iniciada em janeiro de 2013, proposta pela França.