Terça-feira, 13 de Abril de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Fair

Brasil Após volta às aulas, 99 professores de Blumenau testaram positivo para o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Ao menos 140 alunos já foram afastados por terem tido contato com pessoas contaminadas. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

A prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí (SC), confirmou na noite da última segunda-feira (22) que ao menos 99 professores testaram positivo para o coronavírus desde o início das aulas deste ano. O número é referente aos profissionais da rede municipal, estadual e particular de ensino.

Além deles, outros dois estudantes também foram diagnosticados com a covid-19. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), ao menos 140 alunos já foram afastados por terem tido contato com pessoas contaminadas. Desses, cinco estão com suspeita da covid-19.

Os nomes das escolas em que foram registrados casos não foram divulgados. No entanto, os casos foram registrados nas 51 unidades de educação que espalhadas pelo município.

A terceira cidade mais populosa do Estado tem 36 mil alunos da rede municipal e 3,3 mil professores efetivos e ACT´s. No dia 8 de fevereiro, 24 mil voltaram às atividades presenciais.

Protocolo

De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada escola é o responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de covid-19. Assim, esses locais são fechados e as pessoas que tiveram contato com os professores com a doença são afastados.

Com base nesses números e nos casos nas unidades de ensino, foram determinados pelo município as seguintes medidas:

— A turma onde o professor titular ou um aluno até o 5º ano estiver com covid-19 será afasta por 14 dias (incluindo CEIs);

— No caso das turmas maiores (acima do 6º ano), havendo 50% dos professores da turma positivos, afasta-se o professor e os alunos por 14 dias;

— No caso de alunos positivos ou suspeitos (acima do 6º ano), afasta-se apenas o aluno infectado por 14 dias.

Covid-19

Na noite dessa terça-feira (23), Blumenau chegou a marca de 40.312 pacientes infectados pela covid-19. Terceira no ranking de casos e quarta no número de óbitos no Estado, a cidade perdeu 318 pessoas para a covid-19.

O Estado tem mais de 640 mil casos confirmados de covid-19, com mais de 7 mil mortes, de acordo com boletim do governo do Estado.

Mapa de risco

Blumenau está em uma das 15 regiões em nível gravíssimo para a covid-19. A atualização do mapa de risco potencial das regiões foi divulgada na manhã do último sábado (20) pela Secretaria de Estado da Saúde.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

PEC emergencial cria cláusula de calamidade para pagar auxílio em 2021
Sem o Congresso Nacional ativo, o Supremo faz “reforma tributária” silenciosa
Deixe seu comentário
Pode te interessar