Domingo, 28 de novembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Aposentados e pensionistas do Estado estão dispensados de fazer a prova de vida em 2020 no RS

Compartilhe esta notícia:

A prova de vida só deverá ser realizada no mês do próximo aniversário do inativo no ano de 2021.

Foto: Reprodução
Mantendo-se com pouco mais de um salário-mínimo, a família do idoso se viu com dificuldades para pagar as contas, que aumentaram. (Foto: Reprodução)

Reforçando a informação divulgada anteriormente, aposentados, pensionistas e militares inativos vinculados ao Estado e ao IPE Prev (Instituto de Previdência do Estado) estão dispensados de fazer a chamada “prova de vida” – atualização dos dados cadastrais – durante o ano de 2020. A dispensa, decorrente dos efeitos da pandemia, está no Decreto 55.472/2020, de 10 de setembro.

Para evitar dúvidas, o Tesouro do Estado esclarece que, mesmo com a virada do ano, não há necessidade de deslocamento imediato aos bancos, pois a prova de vida só deverá ser realizada no mês do próximo aniversário do inativo no ano de 2021. Por exemplo, o servidor inativo que faz aniversário em outubro só deverá realizar o procedimento em outubro de 2021.

Uma vez por ano, inativos e pensionistas, ou seus procuradores, precisam comparecer a agências do Banrisul para comprovar que estão vivos a fim de se evitar fraudes e pagamento indevido de benefícios. Devido às medidas prevenção e de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o processo foi suspenso em março.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Pesquisa investiga transmissão de Covid-19 entre homens e animais
Concessão de área portuária em Porto Alegre está entre as licitações da semana
Deixe seu comentário
Pode te interessar