Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Confira nove dicas para desintoxicar o corpo

Compartilhe esta notícia:

Suco detox é uma das opções (Foto: Reprodução)

Com as férias chegando ao fim para algumas pessoas, está na hora de voltar à rotina. E isso envolve desde retornar ao trabalho a colocar em prática as resoluções feitas na virada do ano. Para entrar no ritmo, que tal começar por uma alimentação mais natural?

A prática pode dar mais energia e revitalizar o seu corpo. Se você pensa em fazer um detox, a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifurti, e a chef Fábia Tavarnaro, parceira do aplicativo Apptit, dão dicas para ajudar a desintoxicar o corpo.

1. Água e mais água

Muitas vezes, subir na balança depois das férias é sinônimo de susto, devido aos exageros e delícias que se costuma incluir no período de descanso. Porém, é importante lembrar que parte dos quilos somados nem sempre significam que você realmente engordou, mas que o seu corpo está retendo líquido. Para se livrar disso, em vez de abusar dos sucos verdes, opte por algo ainda mais natural: a água. “Ingerir pelo menos três litros ao dia ajuda a eliminar excesso de líquidos e a evitar retenção hídrica, tão comum no calor ou após momentos de excesso de ingestão calórica ou de bebidas alcoólicas”, indica Renata.

2. Chás

Os diferentes benefícios dos chás podem dar aquela forcinha. Neste período opte pelas ervas diuréticas como alecrim, dente de leão, gengibre e chá-verde. De acordo com Fábia, eles também podem ajudar o fígado a se recuperar, após ter sofrido um pouco com a ingestão de álcool e gorduras. Ela afirma que o órgão pode demorar até três dias para se livrar das bebidas. “Entretanto, não deve substituir o consumo de água”, relembra a nutricionista.

3. Frutas antioxidantes

Existem frutas que colaboram no combate a inflamações do organismo, que também podem estar ligadas ao inchaço. “Abacaxi, mamão, maçã, pera, ameixa e pêssego são ótimas opções, pois possuem enzimas que facilitam a digestão de outros alimentos, além de conter fibras, que aumentam a sensação de saciedade”, afirma a chef. Já Renata, chama atenção para os vegetais que são ricos em minerais, como magnésio e potássio, e em vitamina C, os quais ajudam na produção de colágeno, que pode favorecer a saúde da pele e reduzir a aparência de celulites – quadro que aumenta quando o corpo sofre com a retenção de líquido.

4. Vá de saladas

Aproveite o calor para abusar das saladas de folhas, que também são ricas em antioxidantes. Porém, se você não é fã das hortaliças cruas, opte por cozinhar os legumes ou batê-los em forma de sucos. “Quem optar pelos sucos, uma dica fundamental é não coá-los, para não perder as fibras dos alimentos, que oferecem mais saciedade”, sugere a nutricionista.

5. O glúten e a lactose

Se você não é celíaco ou não tem intolerância, o glúten e a lactose podem não fazer mal. Porém, quando em exagero, eles podem ser contrários ao processo de detox. “O problema é que muitos alimentos que contém glúten e lactose podem não ser bem-vindos, principalmente se em grande quantidade, em estratégias de emagrecimento, como biscoitos, lácteos açucarados e doces em geral”, afirma Renata. Para substituí-los, Fábia indica mandioca, cará, inhame, arroz negro ou integral e farinhas não refinadas.

6. Industrializados e lanchinhos

Hoje em dia, existem muitos produtos industrializados de boa qualidade. Porém, é imprescindível ficar atento aos rótulos, uma vez que estes possuem muito sódio, que atua contra o processo de detox, conservantes, corantes e adoçantes artificiais. Se você quer fazer um lanchinho, a chef indica fugir dos pacotinhos e dar preferência às frutas e oleaginosas. Esses pequenos lanches são importantes para evitar refeições muito calóricas e grandes, além de, possivelmente, até abrir espaço para compulsões por alguns alimentos.

7. Alimentos crus ou cozidos?

O cozimento de legumes é válido, mais lembre que os vegetais crus, geralmente, têm mais nutrientes. “Os alimentos crus de um modo geral preservam mais seus nutrientes, como vitaminas, minerais, fitoquímica e fibras, quando comparados com os alimentos cozidos. Mas isso não significa que os cozidos e refogados não sejam importantes – muito pelo contrário!”, afima Renata. Por isso, não é preciso forçar-se a comer algo de que não gosta. “Gosto de pensar que a estratégia detox se trata mais de retirar alimentos ruins ao corpo (como os ultraprocessados) e beber bastante água, do que incluir obrigatoriamente algum alimento em especial no cardápio”, completa.

8. Organize-se

Se você tende a justificar as fugas da dieta com a falta de tempo, a dica é se organizar ao máximo para não acabar atacando qualquer coisa na geladeira ou na rua. “Preparar os vegetais para a semana pode ajudar muito no consumo desse grupo de alimentos. Deixe tudo lavado e cortado para apenas finalizar o preparo no dia a dia”, aconselha a nutricionista.

9. Atenção plena

Muitas vezes, comemos muito rápido e sem prestar atenção, o que pode atrapalhar as sensações de saciedade. “Mantenha atenção aos momentos das refeições, evitando celulares, computadores e outras distrações na hora de comer”, aconselha Renata.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Clínica odontológica desaba na avenida Protásio Alves, em Porto Alegre
Blogueira brasileira é mordida por tubarão ao fazer foto nas Bahamas
https://www.osul.com.br/aposte-em-nove-dicas-para-desintoxicar-o-corpo/ Confira nove dicas para desintoxicar o corpo 2020-01-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar