Domingo, 08 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 21 de setembro de 2015
Após lançar os iPhones 6S e 6S Plus, a Apple confirmou que os novos aparelhos ganharam o dobro de memória RAM dos seus antecessores – iPhones 6 e 6 Plus. A especificação técnica não havia sido informada na apresentação do dia 9 de setembro, tampouco nas descrições dos dispositivos disponíveis no site da Apple. A empresa, no entanto, confirmou que a memória RAM dos lançamentos recebeu um upgrade e passou de 1GB para 2GB.
Vale lembrar que a função da memória RAM é armazenar dados temporários para que o processador possa acessar informações importantes com rapidez. O upgrade deve contribuir para o desempenho do iOS, bem como para facilitar a abertura de vários aplicativos simultaneamente sem que o celular trave.
A última atualização que os aparelhos da Apple receberam foi em 2012, com o lançamento do iPhone 5, que passou de 512MB de RAM para 1GB. O primeiro dispositivo da marca, em 2007, tinha 128MB de memória RAM.
Apesar do avanço, o iPhone ainda está atrasado em relação aos concorrentes. O Samsung Galaxy S6 Edge, por exemplo, conta com 3GB de RAM. Há ainda no mercado smartphones com 4GB de RAM (Asus Zenfone 2 e Samsung Galaxy Note 5).
Novos recursos.
O Galaxy S6 é, de fato, o maior rival do novo iPhone. Apesar da diferença na memória RAM, o smartphone da Apple tem alguns quesitos que devem superar o Samsung.
A grande sensação do novo iPhone é uma das tecnologias que o Galaxy S6 fica devendo. Na apresentação, a Apple mostrou a possibilidade de controlar o iPhone não só por toques e deslizando de dedos na tela, mas por pressão. A novidade promete agilizar a vida de usuários, que poderão usar atalhos a partir da tela inicial do sistema ou visualizar prévias de links e endereços.
Outro recurso nativo do iPhone e ausente no S6 são as novas Live Photos. Elas consistem, basicamente, em pequenos vídeos que são capturados segundos antes e depois que uma fotografia é clicada. Alguns telefones da Microsoft e da HTC trazem uma funcionalidade parecida há algum tempo, mas a Samsung não investiu em nada parecido com essa ideia.
Uma das grandes vantagens dos aparelhos da Apple são a agilidade da companhia para atualizá-los. O iPhone 6S já sai com o iOS 9 de fábrica, sendo esta a versão mais recente do sistema, e deve ser atualizado por até três ou quatro anos após o lançamento. No caso da Samsung, porém, o Galaxy S6 chegou com o Android 5.0 (Lollipop), mesmo quando a versão 5.1 já havia sido lançada.
Câmera 4K e armazenamento.
O iPhone 6S, assim como o iPhone 6S Plus, ganhou uma câmera de 12 megapixels capaz de gravar vídeos em 4K. O formato de alta resolução, porém, gera arquivos muito grandes que podem consumir com facilidade todo o espaço disponível para dados na versão de 16GB dos novos tops de linha da Apple.
Um minuto de vídeo em 4K, por exemplo, gravado a 30 quadros por segundo, gera um arquivo de, pelo menos, 375MB. Para comparação, um vídeo com a mesma duração e taxa de quadros, mas com resolução Full HD, consumiria 130MB. Em 4K, portanto, os vídeos são quase duas vezes maiores.
Ao considerar que o iOS deve consumir cerca de 4GB do espaço disponível no celular, é possível calcular quanto tempo de vídeo seria necessário para ocupar os 12GB que restam ao 6S. Se o usuário não tiver nenhum aplicativo ou mídias extras, a conclusão é: em apenas 32 minutos de gravação, toda a memória do aparelho é ocupada. Vale lembrar que os novos iPhones têm versões de 64GB e 128GB.