Sábado, 29 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Fair

Brasil Aprovação dos aeroportos brasileiros por turistas estrangeiros cresce 23% em cinco anos

A retomada do crescimento econômico, aos poucos, traz de volta o passageiro de lazer para os aeroportos. (Foto: Banco de Dados)

O índice de aprovação dos aeroportos brasileiros por turistas estrangeiros cresceu 23% nos últimos cinco anos, indica uma pesquisa do Ministério do Turismo divulgada nesta quinta-feira (13). Em 2016, essa aprovação foi de 89,9%, enquanto na pesquisa divulgada em 2012 o índice era de 73,3%.

Em nota, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, atribui a melhora na aprovação às “obras de infraestrutura e às iniciativas de qualificação, adotadas principalmente para os grandes eventos” no País. O levantamento “Demanda Internacional” mostra que, dos 16 itens de infraestrutura e serviços turísticos questionados, 14 receberam aprovação maior do que há cinco anos.

Em 2016, o item com o índice de aprovação mais baixo foi “telefonia e internet”, com 69,6%. Os outros – incluindo hospitalidade, alojamento e gastronomia – tiveram aprovação superior a 72%. A avaliação final da experiência de viajar ao Brasil foi muito positiva para 87,7% dos estrangeiros entrevistados. Além disso, 95% deles disseram que têm a intenção de voltar ao País. O levantamento foi feito com 37.634 turistas estrangeiros que estiveram no Brasil em 2016.

Sul-americanos

A pesquisa mostra que a maioria dos turistas que visitaram o Brasil no ano passado vieram da América do Sul. Esse índice cresceu 32,2% em cinco anos. No entanto, os sul-americanos gastam cerca de metade do que os norte-americanos ou europeus desembolsaram.

Para incentivar ainda mais a entrada de norte-americanos, o ministério espera implementar um visto eletrônico, que também beneficiaria Austrália, Japão e Canadá. O país que mais envia turistas ao Brasil é a Argentina, seguida pelos Estados Unidos.

Hospedagem e motivação

O levantamento também aponta o aumento de 40% em relação a 2012 na procura por hospedagem em casas alugadas. Em 2016, 16,7% dos turistas estrangeiros que vieram ao País optou por alugar uma casa, enquanto que há cinco anos esse índice era de 11,9%. No entanto, mais da metade dos estrangeiros (51,5%) ainda optam por se hospedar em hotéis.

A principal atração no Brasil para os turistas entrevistados é o turismo de sol e praia. Ele foi indicado como a principal motivação da viagem por 68,8% dos que participaram do levantamento. Outros 16,6% indicaram que vieram ao Brasil pela natureza, ecoturismo ou aventura. Já 9,7% citaram o turismo cultural com principal motivo da escolha pelo Brasil. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Michel Temer sanciona texto da reforma trabalhista
Polícia prende dois suspeitos de matar guardadora de carros no Gasômetro
Deixe seu comentário
Pode te interessar