Sexta-feira, 31 de julho de 2026
Por Redação O Sul | 20 de fevereiro de 2025
Motta afirmou que não aceitará comportamentos infantis e determinou medidas para reforçar a disciplina na Casa.
Foto: Bruno Spada/Câmara dos DeputadosO presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deu uma bronca nos parlamentares na noite de quarta-feira (19) após uma discussão acalorada entre deputados do PL e do PT sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Irritado com a desordem no plenário, Motta afirmou que não aceitará comportamentos infantis e determinou medidas para reforçar a disciplina na Casa.
“Se vocês estão confundindo esse presidente paciente como um presidente frouxo, vocês estão muito enganados. Aqui não é o jardim de infância. Não aceitarei esse comportamento!”, disse Motta.
Motta afirmou que assumirá a responsabilidade de acionar o Conselho de Ética contra parlamentares que desrespeitarem colegas. “Quem estiver aqui preocupado em agredir colega para aparecer não terá complacência desta nossa Presidência. Se não nos dermos o respeito, não será quem está fora desta Casa que nos dará”, afirmou.
Em outra decisão depois do tumulto entre os parlamentares, Hugo Motta proibiu a entrada de cartazes no Plenário. “Esta não é uma Casa de torcida, é uma Casa de parlamentares que têm o poder da fala, de propor projetos e defender suas ideias”, disse.
A sessão da Câmara dos Deputados foi suspensa quando era presidida pela deputada Delegada Katarina (PSD-SE), depois de deputados da oposição por diversas vezes interromperem com palavras de ordem a fala do líder do PT, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). Em seguida, diversas deputadas protestaram no Plenário e pediram respeito pelo fato de a sessão estar sendo presidida por uma mulher.
Motta destacou que, enquanto Katarina esteve à frente da sessão, sua autoridade deveria ter sido respeitada. “Aqui não existe ninguém mais nem ninguém menos que deputado, todos somos iguais perante o regimento. E o presidente está aqui para garantir a ordem, não vamos permitir a desordem”, reforçou.
O presidente da Câmara ainda anunciou que vai reforçar as regras regimentais sobre vestimenta e comportamento no plenário. “Estarei determinando ao Depol, ao secretário-geral da mesa, que não permita mais a entrada de parlamentar sem gravata, nas comissões de camiseta. Essa é uma máxima. O parlamentar que estiver fora do que o regimento rege, não permitiremos”, afirmou.
Por fim, Motta mandou um recado direto aos parlamentares envolvidos em agressões dentro da Câmara: “Vamos mandar nós mesmos para o Conselho de Ética. Não retrocederemos nisso. Se nós não nos dermos o respeito, não será quem está fora dessa Casa quem dará.”
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
É O MÍNIMO QUE SE ESPERA DE UM PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Correto o deputado Hugo Mota. A Câmara Federal não é circo, não é playground, não é arena, não é teatro.
Imagina, a extrema direita com chupetinha kkkkkkkk
Futura presidenta do STM diz que Moraes é “juiz natural” do golpe e quer fim da anistia de 1979
Casada com um general 4 estrelas, Maria Elizabeth Rocha ainda classificou como sem “noção e conhecimento” a fala de Hugo Motta que defendeu que não houve tentativa de golpe. “Eu te digo, com muito assombro, que não tenho dúvida de que a democracia correu sérios riscos”
Colocando ordem no galinheiro…