Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 20 de novembro de 2023
Na noite de domingo (19), os argentinos frequentadores do bar Yunta, reduto peronista localizado no bairro buonairense de Almagro, se entristeceram, mas não se entregaram a um choro desesperado – ou ao drama – pela vitória do candidato oposicionista à Presidência da Argentina, Javier Milei, do partido La Libertad Avanza.
Dezenas de convivas, que acreditavam na continuidade da política mais social e menos liberal do candidato da situação, lamentaram a escolha de cerca de 53% dos eleitores, segundo os dados oficiais – o candidato opositor, Sergio Massa (União pela Pátria), recebeu por volta de 47% dos votos.
Assim, depois de governar o país em quatro dos cinco mandatos de 2003 até 2023, o peronismo perdeu a cadeira da Casa Rosada.
O jornal Valor Econômico conversou com alguns dos presentes que assistiram ao discurso de Milei com atenção. O choro não veio, mas, sim, a apreensão em relação a esse novo governo, em que tudo será novo.
Damian acredita que, a partir de 10 de dezembro – dia da posse do novo mandatário – tudo será uma surpresa. “Não compactuo com essa escolha, mas é a democracia. Temos que aceitar. Porém não creio que Milei durará os 4 anos [para os quais foi eleito]”, disse o músico de 26 anos.
Aliás, cerca de 90% da frequência do bar era de jovens por volta dos 20 anos, faixa etária “confiscada” pelo candidato vencedor.
Damian diz que toda ação tem uma reação e espera que as ações do presidente eleito e as reações a elas “ojalá” sejam boas, “porque a Argentina não aguenta mais ações e reações ruins”.
Após o discurso do vencedor, as “charlas” (conversas), no estabelecimento, continuaram animadas, cujo mote, agora, passou a ser o futuro, não só do país, mas também do peronismo. E até arriscaram uma palha no piano da casa, que, até então, estava silencioso. Uma dupla de amigas – que não quis se identificar –,conformada, disse que a vida tinha que seguir.
Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a vitória de Milei em uma rede social e desejou êxito ao novo governo.
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, afirmou. As informações são do jornal Valor Econômico.
Os comentários estão desativados.