Sexta-feira, 29 de Maio de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
11°
Fair

Notícias As casas de repouso para idosos em Porto Alegre são notificadas pela prefeitura sobre as medidas de prevenção ao coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Segmento etário é um dos mais vulneráveis à Covid-19. (Foto: EBC)

Classificados pela sigla ILPI (Instituições de Longa Permanência de Idosos), os residenciais de idosos e de Porto Alegre foram notificados nesta terça-feira (7) pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) sobre as medidas de prevenção contra o contágio por coronavírus em internos e funcionários. O mesmo vale para as comunidades terapêuticas.

As normas incluem procedimentos a serem adotados para monitoramento da saúde dos residentes. Além, é claro, da necessidade constante de manutenção e limpeza de ambientes, utensílios e superfícies.

Em relação aos residentes, a notificação prevê monitoramento periódico em relação a sintomas compatíveis com síndromes respiratórias, respeito a normas de distanciamento em visitas recebidas por residentes e entre os residentes na circulação em áreas comuns, além da atualização da carteira de vacinas de idosos, residentes e funcionários.

Também é ressaltada na notificação a importância do uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) para profissionais da saúde e colaboradores dos estabelecimentos, além de prestar orientações e cuidados para a destinação dos resíduos, em especial diante de suspeita de infecção pelo novo coronavírus ou confirmação de Covid-19.

Risco-extra

A DGVS (Diretoria-Geral de Vigilância em Saúde) tem intensificado as vistorias a esses locais, já que o segmento apresenta maior risco de mortalidade pela Covid-19. Basta mencionar que quatro dos cinco óbitos registrados pela doença na capital gaúcha, quatro foram de pessoas idosas e um de indivíduo muito próximo dessa faixa, com 59 anos. Nenhum dos casos fatais envolve residente em ILPI.

O titular do órgão, Anderson Lima, enfatiza que a notificação tem a intenção de proteger os residentes, diminuindo o risco de disseminação do vírus por meio de medidas periódicas e intensificação dos processos de limpeza dos ambientes:

“É importante manter o distanciamento social dos residentes, evitar visitas, manter distância quando elas houverem, em qualquer procedimento fazer a correta higienização de mãos. São medidas simples que vão proteger os idosos neste período de curva ascendente de casos da doença”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Nos Estados Unidos, um bebê morreu após um parto prematuro. Sua mãe foi diagnosticada com coronavírus
Morre o pastor que minimizou o coronavírus. Ele disse que havia histeria e morreu após pregar no carnaval dos Estados Unidos
Deixe seu comentário
Pode te interessar