Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
15°
Fair

Brasil As contas de luz dos brasileiros continuam com bandeira verde em março, sem cobrança extra

A bandeira verde é aplicada desde dezembro do ano passado. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em março é a verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores, de acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A bandeira verde vigora desde dezembro do ano passado.

Em nota, a Aneel diz que, apesar da pouca ocorrência de chuvas em janeiro, “o nível de produção da energia hidrelétrica no país ainda se mantém elevado”, o que garante a manutenção da bandeira verde.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel, sinaliza o custo real da energia gerada. As cores verde, amarela ou vermelha, nos patamares 1 e 2, indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Segundo a Agência, com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.

Combate ao desperdício

A Aneel alerta que mesmo com a bandeira verde, é necessário manter as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício.

Algumas dicas são: tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado; só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário; utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo.

Para economizar com o chuveiro elétrico, além de tomar banhos mais curtos, a dica é selecionar a temperatura morna no verão e verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo.

No uso do ar condicionado, além de fechar o ambiente, deve-se manter os filtros limpos e diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho. Outra medida que auxilia na manutenção de um bom clima em casa é a colocação de cortinas nas janelas que recebem sol direto.

As geladeiras devem ser abertas pelo tempo mínimo e também é indicado regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções. Nunca se deve colocar alimentos quentes dentro da geladeira e também é indicado deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos. Não se deve, ainda, forrar as prateleiras, pois impede a circulação de ar. Descongele regularmente a geladeira e verifique as borrachas de vedação.

Quem quer economizar na iluminação, além de apagar as luzes ao deixar os ambientes, utilizar iluminação natural e optar por lâmpadas econômicas, também pode pintar o ambiente com cores claras.

Na hora de utilizar o ferro de passar, a dica é juntar roupas para passar de uma só vez. Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura. Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa.

E, especialmente em tempos de férias, não é necessário deixar os aparelhos em stand-by. Retire-os da tomada quando possível ou durante longas ausências.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O papa comparou a pedofilia ao sacrifício de seres humanos
A crise entre Marina Ruy Barbosa e José Loreto afasta o casal da novela O Sétimo Guardião
Deixe seu comentário
Pode te interessar