Segunda-feira, 20 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil As conversas entre Brasil e Estados Unidos acerca do tarifaço têm movimentado o governo brasileiro

Compartilhe esta notícia:

A conversa marca o início de uma tentativa de reaproximação entre Brasília e Washington depois de meses de tensões diplomáticas e comerciais, com o tarifaço de 50% na pauta. (Foto: Reprodução)

O encontro entre o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretario de Estado dos EUA, Marco Rubio, durou cerca de uma hora. A reunião foi a primeira entre os chanceleres desde o telefonema entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. Segundo a Embaixada do Brasil em Washington, Viera e Rubio tiveram 15 minutos de reunião privada, e outros 45 minutos com um quorum ampliado, com assessores dos dois lados.

Na reunião ampliada, pelo lado brasileiro participaram os embaixadores Mauricio Carvalho Lyrio, que é Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e Sherpa do Brasil no BRICS; Philip Fox-Drummond Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros; e Joel Sampaio, chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social. Do lado americano, participou o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer.

A conversa marca o início de uma tentativa de reaproximação entre Brasília e Washington depois de meses de tensões diplomáticas e comerciais, com o tarifaço de 50% na pauta.

O ministro Mauro Vieira deve dar uma declaração à imprensa por volta de 17h (18h no horário de Brasília).

Na quarta-feira, em evento no Rio de Janeiro, o presidente Lula afirmou que na reunião de hoje entre os representantes dos dois países seriam tratados temas de interesse para ambas as nações. No caso do Brasil, há uma expectativa sobre o avanço de negociações para a retirada da tarifa extra de 40% – que eleva o total imposto aos produtos brasileiros a 50% –, especialmente do agronegócio e da indústria de transformação, além da revisão de sanções a autoridades nacionais.

Além destes, temas como autonomia regulatória, proteção de dados e barreiras a plataformas digitais estrangeiras podem ter entrado na pauta.

Enquanto o Brasil mira principalmente na exclusão das tarifas, os Estados Unidos estão de olho em assunto estratégicos como terras raras e também uma ferramenta que está presente no dia a dia dos brasileiros: O PIX, meio de pagamento instantâneo que além de promover a democratização bancária no Brasil tem ocupado o espaço de operadoras de crédito e meios de pagamento tradicionais.

O encontro também teve o objetivo de preparar o terreno para os presidentes Lula e Trump realizarem sua primeira reunião bilateral ainda neste mês, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia. Com informações do portal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Pesquisa revela que 9 em cada 10 brasileiros trocariam emprego para ter mais satisfação no trabalho
INSS suspende novos empréstimos consignados de quatro bancos, veja lista
https://www.osul.com.br/as-conversas-entre-brasil-e-estados-unidos-acerca-do-tarifaco-tem-movimentado-o-governo-brasileiro/ As conversas entre Brasil e Estados Unidos acerca do tarifaço têm movimentado o governo brasileiro 2025-10-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar