Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil As desistências de diversas montadoras esvaziam o Salão do Automóvel deste ano

Compartilhe esta notícia:

Honda no Salão do Automóvel de Buenos Aires 2015
Altos custos e dificuldade de atingir o público-alvo estão afastando as marcas da exposição. (Foto: Divulgação)

No início do ano, a BMW informou que não iria participar do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2020. Na época, a decisão, que incluía também a Mini, parecia um caso isolado. Mas, a partir daí, várias marcas, uma após a outra, foram anunciando que também estavam desistindo da exposição coletiva.

Além da dupla BMW e Mini (a marca inglesa pertence ao grupo alemão), Toyota, Lexus, Chevrolet, Hyundai, Mitsubishi e Suzuki já divulgaram que não terão estandes no São Paulo Expo, na zona sul da capital. O evento está marcado para ocorrer de 12 a 22 de novembro. Esses fabricantes se juntam a outras montadoras que já haviam faltado na edição de 2018, caso de Peugeot, Citroën, Jaguar, Land Rover e Volvo. Com isso, as ausências chegam a 15. A Ford (que inclui a Troller) informou que a presença está mantida. Mas algumas marcas continuam reavaliando a participação. Uma fonte disse que as marcas estão negociando com a Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora do evento, por intermédio da Anfavea, associação das fabricantes. Com isso, a participação ou não pode ser uma decisão em bloco. Montadoras como Renault, Nissan, Volkswagen, FCA (Fiat, Chrysler, Jeep, RAM e Dodge), Honda e Mercedes-Benz estão nesse grupo. O Grupo Caoa também não tomou uma decisão.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Reed informou que há “dez ou 12” marcas confirmadas, mas não revelou os nomes. Apesar das desistências, a Reed garante que o salão deste ano “será o mais tecnológico de todos os tempos”, e informou que a intenção é “ampliar o destaque para novas tecnologias e o futuro da multimobilidade”.

Segundo a empresa, uma das providências será a utilização de um QR Code, que permitirá ao visitante capturar em seu smartphone informações das atrações. Na área realizada para test-drives desde a edição de 2016, a novidade será uma pista dedicada a carros autônomos.

R$ 15 milhões

Um dos motivos do esvaziamento do salão é que, cada vez mais, as marcas não querem estar no mesmo espaço de concorrentes. Mas há outras razões, sendo que o preço é uma das principais. De acordo com uma fonte, a participação no evento com um estande médio pode alcançar R$ 4 milhões. Estantes maiores, com área VIP, custam em torno de R$ 15 milhões. A mesma fonte diz que os salões eram importantes quando as marcas esperavam o evento para lançar automóveis. Atualmente, não é mais possível esperar, e as fabricantes vão realizando lançamentos ao longo do ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Em seu quarto dia de festa, o carnaval de rua de Porto Alegre atraiu mais de 60 mil pessoas ao bairro Cidade Baixa
Cerca de metade da safra de milho já está colhida no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/as-desistencias-de-diversas-montadoras-esvaziaram-o-salao-do-automovel-deste-ano/ As desistências de diversas montadoras esvaziam o Salão do Automóvel deste ano 2020-02-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar