Terça-feira, 20 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo As importações de soja dos Estados Unidos pela China dispararam no primeiro bimestre. O Brasil vendeu 26% a menos

Compartilhe esta notícia:

A produção de soja deve chegar a 122 milhões de toneladas.. (Foto: Jonas Oliveira/Fotos Públicas)

As importações de soja dos Estados Unidos pela China nos dois primeiros meses do ano aumentaram seis vezes em relação ao mesmo período do ano passado, mostraram dados alfandegários nesta quarta-feira (25), com a chegada de cargas compradas durante uma trégua comercial entre os países.

A China, principal importadora mundial da oleaginosa, trouxe 6,1 milhões de toneladas de soja nos EUA no primeiro bimestre, ante cerca de 1 milhão de toneladas no mesmo período de 2019, quando os embarques ainda eram amplamente limitados por causa da guerra comercial sino-americana.

As importações vieram alinhadas com os embarques para a China pelos EUA em dezembro, que subiram para 3,09 milhões de toneladas, 44 vezes o nível do ano anterior.

Os processadores chineses compraram soja norte-americana em várias rodadas de compras após uma trégua comercial e depois que Pequim emitiu isenções a importadores que livraram compradores de tarifas extras em algumas cargas dos EUA.

Menos compras do Brasil

Os embarques do Brasil nos dois primeiros meses do ano chegaram a 5,14 milhões de toneladas, uma queda de 26% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Administração Geral das Alfândegas.

As importações totais de soja da China nos primeiros dois meses de 2020 aumentaram 14,2% ano a ano, para 13,51 milhões de toneladas, de acordo com dados alfandegários divulgados em 7 de março.

Porém, as cargas dos Estados Unidos devem cair nos próximos meses, com a colheita brasileira chegando ao mercado no final de fevereiro e no início de março. O grão brasileiro mais barato oferece melhores margens de moagem para as usinas chinesas.

Os compradores chineses também compraram mais grãos brasileiros recentemente para repor os baixos estoques depois que o surto de coronavírus interrompeu a produção doméstica.

Suspensão de atividades

A fabricante de máquinas agrícolas e de construção John Deere anunciou a suspensão dos trabalhos de suas unidades de produção no País por conta do novo coronavírus. A medida começou nesta quarta, e a paralisação será por tempo indeterminado.

As primeiras fábricas que tiveram as atividades suspensas nesta quarta foram: Horizontina (RS), unidade que produz colheitadeiras e plantadeiras; e Porto Alegre (RS), planta industrial de equipamentos rodoviários.

Na próxima segunda-feira (30), a suspensão começa a valer para: Montenegro (RS), que produz tratores; Canoas (RS), fabrica pulverizadores; Indaiatuba (SP), unidade de máquinas de construção; e Catalão (GO), de colhedoras de cana-de-açúcar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Prefeitura recebe reforço da 99 no combate ao coronavírus
Carris conclui aquisição de quase cem ônibus novos
Pode te interessar