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Geral Interações no Facebook estão diminuindo cada vez mais

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Plataforma perde espaço principalmente entre os mais jovens, o que muda também o foco da publicidade. (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa divulgada pela eMarketer revelou que os usuários do Facebook estão passando cada vez menos tempo na rede social e, por conseqüência, diminuindo o número de interações entre si.

Em 2018, o tempo de uso do Facebook nos Estados Unidos havia diminuído três minutos, permanecendo por cerca de 38 minutos diários na rede social. Para efeito de comparação, esse número era de 41 minutos em 2017, e a eMarketer acredita que esse tempo pode passar para 37 minutos em 2020.

Elementos para interação

Para a analista Debora Aho Williamsom, do eMarketer, um dos principais motivos para isso é a falta de conteúdo atraente para o público mais jovem, além das mudanças feitas no feed de notícias e alguns outros detalhes.

Ainda que a diminuição de três minutos no tempo gasto na rede social não seja algo tão alarmante, a empresa de Mark Zuckerberg certamente vai precisar pensar em mais formas de manter o público conectado e engajado, tendo em vista as diversas novidades que aparecem em redes concorrentes de tempos em tempos (basta observar o gráfico acima para reparar o crescimento do Instagram, por exemplo).

Emoji inflável

Manifestantes carregando um balão na forma de um emoji de raiva planejam receber acionistas do Facebook que se reúnem para a reunião anual da empresa nesta quinta-feira (30).

A gigante das mídias sociais deverá voltar a enfrentar na reunião demandas de investidores por reformas, que incluem a estrutura de votação da empresa e a destituição do fundador e presidente-executivo da rede social, Mark Zuckerberg, do posto de presidente do conselho de administração.

As demandas têm pouca chance de sucesso, já que uma estrutura acionária de duas classes dá a Zuckerberg e outros membros executivos o controle de cerca de 58% dos votos na rede social. Além disso, muitos investidores deram de ombros sobre os escândalos de quebra de privacidade que envolveram a empresa, já que a receita do Facebook segue superando estimativas de Wall Street e a companhia continua a adicionar usuários globalmente.

Mas mesmo que os votos sejam em grande parte simbólicos, eles ainda são vistos como um indicador útil do sentimento dos investidores sobre o quão bem o ícone da mídia social está lidando com desafios em torno do conteúdo que é publicado na plataforma.

No ano passado, cerca de 83% das ações detidas por investidores externos votaram por uma proposta que faria com que a empresa tivesse uma estrutura de um voto por ação.

Uma coalizão de grupos de ativistas pediu aos grandes investidores que rejeitassem a indicação de Zuckerberg ao conselho este ano, dizendo que o Facebook não protege os usuários, especialmente as minorias raciais e religiosas.

Liderados pelo grupo de consumidores Majority Action e pela organização de direitos civis Color of Change, eles juntaram 125 mil assinaturas em uma petição dirigida à BlackRock, uma das maiores investidoras externas do Facebook.

Os fundos da BlackRock apoiaram todos os indicados para a diretoria do Facebook no ano passado, mas também votaram por duas propostas de acionistas que teriam reorganizado a estrutura de governança do Facebook.

“O Facebook comprovou consistentemente sua falta de cuidado com seus usuários e está cada vez mais associado à proliferação de racismo e ódio online”, disse Lisa Lindsley, assessora de mercado de capitais da SumOfUs, outro grupo na coalizão ativista e responsável pelo emoji inflável de 2,5 metros.

A BlackRock se recusou a comentar a petição, com um porta-voz dizendo que a empresa não antecipa votos ou se manifesta sobre companhias específicas.

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, criticou o Facebook na quarta-feira (29), afirmando que ela não tem mais interesse em dar à companhia o benefício da dúvida, depois que a empresa se recusou a remover um vídeo editado que tentou mostrá-la como incoerente.

 

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https://www.osul.com.br/as-interacoes-no-facebook-estao-diminuindo-cada-vez-mais/ Interações no Facebook estão diminuindo cada vez mais 2019-05-30
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