Sexta-feira, 04 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2019
Os sócios do Grêmio aprovaram no sábado (7), em Assembleia Geral, 28 propostas de alterações estatutárias votadas e aprovadas preliminarmente pelo Conselho Deliberativo. Pela primeira vez na história do Clube, os sócios votaram exclusivamente pela internet, alcançando um número expressivo: foram 3.627 votos, sendo 1.399 em Porto Alegre, que foi seguida por Santa Catarina e Canoas como polos de maior concentração de votos.
O pleito teve auditoria da empresa SEC2B Segurança em Tecnologia, que garantiu a segurança do processo até a aclamação do resultado pela Comissão Eleitoral.
As mudanças do Estatuto Social abordaram, de forma macro, cinco temas: Adequações das práticas e operacionalização do Quadro Social; regras das eleições dos conselhos Deliberativo e Fiscal; cumprimento das exigências da Lei de Incentivo ao Esporte; adequações das competências da Assembleia Geral e Conselho Deliberativo e alterações nos artigos que tratam do direito a voto e requisitos para obtenção do título de Conselheiro Jubilado.
Dessa forma, os Conselheiros Jubilados já podem manifestar à secretaria do Conselho Deliberativo a opção por exercer o direito a voto nos debates do colegiado. Também serão definidas, a partir de agora, as regras de transição para o requerimento do título de Jubilado, uma vez que a idade mínima para o pedido passou de 70 para 75 anos, preservados os demais requisitos.
A aprovação das mudanças também adequa o Estatuto Social às regras para obtenção de Certificação junto ao Ministério da Cidadania (Secretaria Especial do Esporte). O certificado dá ao Clube o direito de solicitar e usufruir de benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte. Outra alteração importante diz respeito à operacionalização do Quadro Social, com consequentes melhorias em seus processos internos. As mudanças, contudo, não se convertem em impactos financeiros ou estruturais às atuais categorias de associação.