Terça-feira, 11 de Maio de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Mostly Cloudy / Wind

Literatura Assembleia Legislativa do RS homenageia os imigrantes alemães eleitos deputados no século XIX

Compartilhe esta notícia:

Será lançado o livro “Imigração Alemã e Política: os Deputados Provinciais Koseritz, Kahlden, Haensel, Ter Brüggen e Bartholomay”. (Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa do RS, por meio do Memorial do Legislativo, e a Universidade Federal de Santa Maria promovem, nesta quinta-feira (05), às 17h, o lançamento do livro e da exposição “Imigração Alemã e Política: os Deputados Provinciais Koseritz, Kahlden, Haensel, Ter Brüggen e Bartholomay”. A obra é de autoria do pesquisador Carlos Eduardo Piassini. O evento ocorre no Vestíbulo Nobre, em Porto Alegre, e integra a homenagem do parlamento gaúcho aos 500 Anos da Reforma Protestante.

Com tiragem de 1 mil exemplares, o livro será distribuído aos presentes no dia do lançamento e, depois, a instituições de ensino e bibliotecas. O restante ficará à disposição de pesquisadores da área, na sede do Memorial (rua Duque de Caxias, 1029).

Conforme Piassini, os cinco parlamentares foram os primeiros imigrantes alemães a se tornarem deputados no Rio Grande do Sul. “Isso foi possível com a promulgação da Lei Saraiva, em 1881. Antes, a participação de estrangeiros na vida política brasileira encontrava obstáculos nas limitações impostas pela legislação eleitoral do século XIX e pelas restrições religiosas e ligadas à renda”, explica o estudioso.

A coordenadora do Memorial, Débora Dornsbach Soares, afirma que a iniciativa, fruto de um convênio com a UFSM, complementa as publicações sobre os deputados provinciais, iniciadas com o perfil do ex-deputado Gaspar Silveira Martins. O período provincial foi de 1835 até a Proclamação da República, em 1889.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Literatura

Jovem leva tiro no ombro durante assalto no bairro Tristeza, em Porto Alegre
Funcionários da Procergs entram em greve por tempo indeterminado
Deixe seu comentário
Pode te interessar