Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Assembleia Legislativa gaúcha presta homenagem à Polícia Civil pelo combate ao abigeato e outros crimes na zona rural

Compartilhe esta notícia:

Corporação conta com unidades especializadas contra delitos no campo. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Nesta quarta-feira (8), a Polícia Civil gaúcha foi homenageada com a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa. A honraria é um reconhecimento pela atividade das Delegacias de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), que têm resultado em quedas significativas nos índices de criminalidade na zona rural.

A chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, recebeu a honraria no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde ocorre a 44ª edição da Expointer, considerada a maior feira a céu aberto do agronegócio na América Latina.

Segundo a corporação, esse tipo de unidade especializada foi planejada para atender a uma das principais demandas do setor produtivo gaúcho: os crimes rurais. No foco principal está o abigeato, como é conhecido o furto e roubo de  bovinos e outros animais no campo. Também são investigadas ocorrências de subtração e receptação de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas.

“No Rio Grande do Sul, os delitos em propriedades no campo têm cada vez mais atenção da segurança pública”, garante o Palácio Piratini. O trabalho conta com Decrabs em Bagé, Cruz Alta, Santiago e, desde 2019, em Camaquã.

De janeiro a julho, os registros de abigeatos no Rio Grande do Sul caíram 7,9% em relação ao mesmo período no ano passado, passando de 3.115 para 2.870. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, trata-se d o menor número da série histórica, iniciada em 2012.

Em julho, o número de ocorrências também foi o mais baixo já verificado nesses últimos nove anos: 392 ocorrências, 15,7% menos que as 465 do mesmo mês em 2020.

A Medalha da Legislatura foi instituída pelo Parlamento em 2008 e se destina a pessoas físicas ou jurídicas que contribuem com ações para o desenvolvimento do povo gaúcho, em áreas específicas. No caso da Polícia Civil, a homenagem desta quarta-feira havia sido proposta pelo deputado estadual Sérgio Turra (PP).

Ampliação

Uma solenidade marcada para esta quinta-feira (9), também na Expointer, deve marcar a assinatura de um decreto estadual que amplia a competência regional das Decrabs para atender a todo o Estado, dividido o mapa gaúcho em quatro macrorregiões. O objetivo é qualificar e expandir atividades prevenção, repressão e investigação desse tipo de crime.

Além disso, na atual gestão, houve a criação de três novos Batalhões de Polícia de Choque (Caxias do Sul, Pelotas e Uruguaiana). Dentre suas funções está a atuação direta na repressão a crimes fronteiriços como abigeato e furtos de maquinários e insumos agrícolas, além de permitirem uma resposta mais rápida contra atividades criminosas.

(Marcello Campos)

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Conselho Gestor das PPPs no Estado aprova inclusão de três parques no programa de concessões
Polícia Rodoviária Federal desbloqueia rodovias ocupadas por caminhoneiros no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/assembleia-legislativa-gaucha-presta-homenagem-a-policia-civil-pelo-combate-ao-abigeato-e-outros-crimes-na-zona-rural/ Assembleia Legislativa gaúcha presta homenagem à Polícia Civil pelo combate ao abigeato e outros crimes na zona rural 2021-09-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar