Domingo, 19 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Astro de Hollywood, Bruce Willis não consegue mais falar, ler ou andar em meio ao avanço da demência

Compartilhe esta notícia:

A família revelou em março de 2022 que o artista havia sido diagnosticado com afasia. (Foto: Reprodução)

Diagnosticado há três anos com demência frontotemporal – uma condição neurodegenerativa que comprometeu sua fala e compreensão –, o ator Bruce Willis já não conseguiria mais falar, ler ou andar. As informações foram dadas pelo jornal The Express Tribune. Desde que passou a conviver com a doença, ele encerrou a carreira e se afastou da mídia.

Embora a família não confirme as informações, há relatos de que a doença avançou significativamente nos últimos meses, e de que o astro de Hollywood se tornou praticamente não verbal e não lê mais. Além de enfrentar dificuldades motoras.

A esposa Emma Heming Willis, a ex-mulher Demi Moore e as filhas do ator têm compartilhado atualizações sobre seu estado de saúde. Uma das últimas publicações em que Bruce Willis aparece foi no seu aniversário de 70 anos, em março. À época, a filha Rumer Willis afirmou que ele “estava bem”.

Bruce Willis nasceu na Alemanha Ocidental. Ficou conhecido por protagonizar o seriado Moonlighting (1985–1989) e pelo papel de John McClane na popular Die Hard, que o definiu como ‘herói de ação’ em diversos filmes do gênero. No cinema, estrelou filmes de sucesso como “O Sexto Sentido”, “Duro de Matar”, “Pulp Fiction- Tempo de Violência”, “Armageddom”, “Sin City – A Cidade do Pecado”, “Os 12 macacos”, entre outros.

Ele é vencedor de dois Prêmios Emmy e um Globo de Ouro. Os filmes estrelados por ele arrecadaram sete bilhões nas bilheterias mundiais, tornando-o o oitavo ator com maior bilheteria na história do cinema.

Recentemente, Emma Heming Willis, de 47 anos, usou as redes sociais para dividir um desabafo sobre a saúde do marido, o ator Bruce Willis, de 70. Em 2022, a família revelou que ele havia sido diagnosticado com afasia, uma condição que afeta a capacidade de se comunicar. No ano seguinte, veio uma nova notícia: o quadro havia evoluído para demência frontotemporal (DFT), uma doença neurodegenerativa que não tem cura e afeta o comportamento e a memória.

“Um diagnóstico de demência pode sugar todo o ar de um ambiente. Eu senti isso. Mas levei um tempo para perceber que, de fato, eu tinha alguma autonomia”, escreveu Emma em uma publicação no Instagram. “Eu não queria que o diagnóstico de demência frontotemporal do Bruce nos levasse com ele, porque a demência é uma doença familiar. Então, fiz a escolha de trazer o ar de volta às nossas vidas pelo bem das nossas filhas, do Bruce e de mim mesma.”

Na época em que o diagnóstico foi descoberto, a esposa do ator de “Duro de Matar” e “Sexto Sentido”, contou que se sentiu perdida e que precisou correr atrás de informações para entender o que estava acontecendo. Outra pessoa que vive com DFT, desde 2019, é o jornalista brasileiro Maurício Kubrusly, que se retirou dos holofotes e passou a viver com a esposa no Sul da Bahia (história que rendeu o documentário “Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí”).

A DFT é um tipo de demência que costuma se manifestar mais cedo do que o Alzheimer – muitas vezes entre os 45 e 65 anos. A doença pode comprometer o comportamento, com mudanças bruscas de personalidade, atitudes impulsivas e até condutas sociais consideradas ‘inadequadas’.

Por causa desses sintomas, a DFT já foi apelidada de “doença da gafe”. O termo, no entanto, é problemático, pois reforça estereótipos: nem todas as pessoas com o diagnóstico apresentam esse tipo de comportamento. Além disso, essas alterações podem dificultar o diagnóstico, já que muitas vezes são interpretadas como uma simples mudança de personalidade. As informações são do jornal O Globo e da revista Veja.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Após velório público no Rio, corpo de Preta Gil será cremado em cerimônia restrita à família e amigos
Mulher de Arlindo Cruz desmente boato de morte do cantor
https://www.osul.com.br/astro-de-hollywood-bruce-willis-nao-consegue-mais-falar-ler-ou-andar-em-meio-ao-avanco-da-demencia/ Astro de Hollywood, Bruce Willis não consegue mais falar, ler ou andar em meio ao avanço da demência 2025-07-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar