Sábado, 15 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de novembro de 2025
Três astronautas chineses retornaram à Terra, nessa sexta-feira (14), após mais de uma semana de atraso devido a danos na cápsula original de volta, provavelmente causados por detritos espaciais. A equipe deixou a espaçonave Shenzhou-20 em órbita e voltou à Terra utilizando a Shenzhou-21, recém-chegada, que transportou uma tripulação substituta de três pessoas para a Estação Espacial Tiangong, informou a Agência Espacial Tripulada da China.
Chen Dong, Chen Zhongrui e Wang Jie passaram seis meses no espaço e tinham retorno programado originalmente para 5 de novembro, quatro dias após a chegada da nova tripulação.
O plano, no entanto, foi adiado por nove dias já que uma janela na cápsula da Shenzhou-20 apresentava pequenas rachaduras, provavelmente causadas pelo impacto de detritos espaciais.
A missão havia começado em abril e acontecia sem problemas até que, de acordo com a CMSA, um “suposto impacto de microdetritos espaciais” forçou o adiamento do retorno da Shenzhou.
Ainda não há confirmação de que a mudança deve afetar as futuras missões à estação espacial. A agência afirmou que a Shenzhou-22 seria lançada, mas não especificou quando.
Os astronautas temporariamente retidos, que viajaram para a estação espacial em abril, realizaram experimentos com a nova tripulação e estavam “em boas condições, trabalhando e vivendo normalmente”, informou a agência no início desta semana.
O programa espacial da China tem feito progressos constantes desde 2003. Além de construir a própria estação espacial, o país explorou Marte com um veículo robótico e pretende pousar uma pessoa na Lua até 2030.
O país deu início à construção da estação espacial após ter sido excluído da Estação Espacial Internacional devido a preocupações de segurança nacional dos EUA.
Primeiro churrasco no espaço
As equipes das missões Shenzhou-20 e dos recém-chegados da Shenzhou-21 realizaram o primeiro churrasco no espaço. O forno foi adaptado para funcionar corretamente no espaço e prepara tudo em 28 minutos, permitindo cozinhar sem depender de comidas prontas da Terra.
Astronautas chineses inauguraram um forno de ar quente a bordo da Estação Espacial Tiangong.
No cardápio do “churras”: asinhas de frango e carne grelhadas. Tudo pronto em 28 minutos. A partir de agora os astronautas vão poder cozinhar no espaço, em vez de só reaquecer alimentos preparados na Terra. As informações são da agência de notícias AFP.