Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 26 de fevereiro de 2022
Site oficial do governo russo está indisponível neste sábado (26).
Foto: ReproduçãoO site oficial do governo russo saiu do ar neste sábado (26), em meio à ofensiva da Rússia ao território da Ucrânia. A queda da página oficial do Kremlin é o resultado de uma série de ataques cibernéticos feitos aos endereços do governo russo e da mídia estatal, informa a agência de notícias Reuters.
Desde de a última quinta-feira (23), diversas páginas relacionados ao governo russo estão indisponíveis, incluindo o site da câmara baixa Duma e do Ministério de Defesa da Rússia, aponta o observatório Netblocks, que monitora a liberdade de acesso à internet.
No começo da semana, a Ucrânia também foi alvo de um ataque cibernético, que tentava apagar dados dados de computadores no país. A ação foi identificada na terça-feira (23) pelas empresas de segurança digital ESET e Symantec.
Acesso limitado ao Facebook e Twitter
O Netblocks também indica que a rede social Twitter está sendo restrita na Rússia.
O órgão de controle de comunicações da Rússia disse que está “limitando o acesso” ao Facebook a partir desta sexta-feira(25), acusando a rede social dos Estados Unidos de censurar a mídia russa e violar os direitos humanos e de seus cidadãos.