Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Ataque hacker atrasa agendamento de vacinação em região italiana em ato descrito como “terrorista” por governador

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução/Twitter)

Um ataque cibernético interrompeu os sistemas do governo regional de Lazio, na Itália, incluindo o banco de dados da empresa que administra o agendamento de vacinação contra a covid-19. Como o portal foi desativado, o governo local alertou a população que a campanha de imunização pode ser atrasada. No entanto, as internações e cirurgias não foram afetadas.

“É um ataque hacker muito poderoso, muito sério… tudo está fora do ar”, disse o secretário de saúde da região, Alessio D’Amato.

De acordo com a agência de notícias italiana Ansa, nesta segunda-feira, o governador Nicola Zingaretti descreveu o ataque hacker como uma ação “terrorista”.

“ Estamos defendendo nossa comunidade desses ataques de matiz terrorista. O Lazio é vítima de uma ofensiva criminosa, a mais grave já ocorrida em nosso território nacional”, afirmou Zingaretti durante uma coletiva de imprensa em Roma.

Foi aberta uma investigação pela polícia, enquanto a promotoria também apura o ocorrido para tentar identificar a autoria. Até o momento, foi verificado que o ataque partiu de outro país, mas ainda não se sabe qual. Os criminosos usaram um perfil de administrador de rede e criptografaram os dados para pedirem de resgate, em grande quantia em bitcoins, para liberar os arquivos.

“Não vamos iniciar nenhuma interlocução com quem atacou o sistema, não trataremos com interlocutores que nos estão atacando”, disse o governador.

Assim como a França, a Itália determinou a obrigatoriedade da vacina contra o coronavírus para realização de uma série de atividades, o que desencadeou protestos por grupos contrários à imunização.

“Os ataques ainda estão em curso, e a situação é muito grave”, acrescentou. A ação dos hackers mirou sobretudo o sistema de saúde regional, mas o governador garante que internações hospitalares e cirurgias não foram afetadas pela queda dos sistemas.

“Quase todos os arquivos da CED [Central de Elaboração de Dados] foram bloqueados”, disse Zingaretti.

O Lazio é uma das regiões com vacinação mais avançada na Itália e contabiliza mais de 70% de sua população com mais de 18 anos totalmente imunizada contra a Covid-19. Novos agendamentos foram suspensos, mas o governo diz que quem já havia reservado data pode se vacinar normalmente. As informações são do jornal O Globo e da agência de notícias Ansa.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Alemanha vai oferecer dose de reforço contra a covid-19 a partir do mês que vem
Mais de 1 milhão de doses de vacina contra a covid já foram para o lixo nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/ataque-hacker-atrasa-agendamento-de-vacinacao-em-regiao-italiana-em-ato-descrito-como-terrorista-por-governador/ Ataque hacker atrasa agendamento de vacinação em região italiana em ato descrito como “terrorista” por governador 2021-08-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar