Quinta-feira, 20 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ativistas reagem à decisão de Bolsonaro de vetar propaganda do Banco do Brasil

Compartilhe esta notícia:

Uma das propostas é baixar um decreto logo no início do novo governo. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Ativistas e entidades que defendem as minorias reagiram fortemente à decisão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de tirar do ar uma propaganda do BB (Banco do Brasil) que destaca a diversidade. Na peça, jovens negros, tatuados, trans e de diferentes estilos aparecem em cenas do cotidiano. “A comunidade negra gastou um tempo imenso para despertar na sociedade o respeito à diversidade. Essa propaganda consolida uma conquista dos excluídos. A decisão dele [Bolsonaro] mostra o quanto ele é equivocado”, disse frei David, à frente da Educafro, entidade que luta pela inclusão dos negros no mercado de trabalho e universidades públicas.

Segundo o Frei Davi, a Educafro pretende entrar com uma denúncia na ONU (Organização das Nações Unidas) contra a decisão do governo federal de tirar a propaganda do ar. O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, disse que Bolsonaro não gostou do resultado da campanha: “O presidente Bolsonaro e eu concordamos que o filme deveria ser recolhido. A saída do diretor é uma decisão de consenso, inclusive com aceitação do próprio.”

Na propaganda, uma modelo trans também aparece rapidamente. Assim como os outros participantes do filme, não fala, apenas contracena com a câmera. “É impossível entender a cabeça de um presidente que se incomoda com a liberdade alheia, com a diversidade. Há uma questão psicológica a ser estudada”, ironiza o ativista gay Fernando Dantas, que trabalha em uma ONG que dá abrigo a homens e mulheres transexuais em situação de vulnerabilidade.

Crise com Mourão

Bolsonaro (PSL) voltou nesta quinta-feira (25) a minimizar a crise com seu vice, o general Hamilton Mourão (PRTB) e a tentar pôr panos quentes nas recorrentes trocas de farpas envolvendo seu filho Carlos Bolsonaro. Durante um café da manhã com jornalistas oferecido no Palácio do Planalto, Bolsonaro comparou sua relação com Mourão a um casamento. “Não tem atrito. Estamos dormindo todo dia juntos, dando beijinho a noite toda. Briga aqui é só para ver quem vai lavar a louça”, disse o presidente.

“Interesse crocodilal”

Nos últimos dias, a relação entre Hamilton Mourão e o clã Bolsonaro vem se deteriorando. Alvo de diversas críticas dos filhos do presidente, o vice foi criticado mais uma vez por Carlos. Em postagem nas redes sociais, o vereador utilizou declaração de Levy Fidélix, presidente do PRTB, para afirmar que o desafeto tem “interesse crocodilal em situações desnecessárias”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Nesta sexta-feira é celebrado o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial
Coronel e major do Exército pegam 16 anos de prisão por desvios de 11 milhões de reais do Instituto Militar de Engenharia
https://www.osul.com.br/ativistas-reagem-a-decisao-de-bolsonaro-de-vetar-uma-propaganda-do-banco-do-brasil/ Ativistas reagem à decisão de Bolsonaro de vetar propaganda do Banco do Brasil 2019-04-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar